O RH tradicional tem aberto cada vez mais espaço para o chamado RH estratégico. Tal abertura se deve à inserção de tecnologias modernas dentro da organização. As ferramentas contribuem não só para a melhor tomada de decisão na hora de contratar um colaborador, mas também para alinhar as necessidades de treinamento, evitando desperdícios pelo departamento social.
Pensando nessa transformação, fizemos este artigo no qual mostraremos o porquê a tecnologia é tão importante para o departamento social, bem como ela pode ajudar uma empresa por meio de seus benefícios. Confira!
Definir o perfil de contratações
Não é difícil encontrar exemplos de empresas que contratam colaboradores e logo após precisam realizar novos processos de seleção para substituí-lo. A principal razão para isso é o desalinhamento entre o perfil do profissional e as necessidades do negócio. Além de gerar mais gastos com recrutamento, isso aumenta as chances de perder um profissional talentoso, se o processo não for bem-executado.
A adoção de tecnologias veio justamente para suprir a necessidade organizacional de ter um quadro de colaboradores altamente qualificado, aumentando a sua competitividade no mercado. Por meio de softwares, é possível não só observar o perfil de profissionais mais competentes e definir as necessidades de contratação a partir disso, mas também aumentar a produtividade e alcançar um resultado melhor na gestão dos negócios.
Elaborar planos de carreira e salários
Ter um plano de carreira estruturado é a melhor maneira de reter um profissional talentoso. Além disso, tal planejamento ajuda a empresa a se preparar para o futuro e treinar os colaboradores para que eles atinjam a sua melhor performance, agregando mais valor aos produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Com a tecnologia, o gestor controla melhor esse desenvolvimento, ao administrar não só o plano de cargos, mas também de salários da equipe.
Isso significa que o uso de uma boa ferramenta ajudará no controle dos benefícios oferecidos aos colaboradores e na garantia de seus direitos. Além disso, também impactará na melhora automática na medida em que um profissional sobe de cargo, tornando-se assim um aspecto motivador.
Otimizar a comunicação na empresa
Até pouco tempo, a principal forma de comunicação entre os membros de uma equipe era o e-mail. A ferramenta continua sendo muito utilizada, mas as empresas viram a necessidade de uma comunicação mais instantânea e a troca de informações mais ágil. A aplicação da tecnologia no departamento social visa especialmente otimizar tal processo.
A ideia é tornar a comunicação mais fluída e elevá-la a um nível mais especializado. Tanto os dispositivos móveis, quanto os sistemas de videoconferência e até a intranet interligada permitem que seja feito um acompanhamento mais efetivo das tarefas a serem executadas. Assim, os colaboradores conseguem ser mais produtivos, por terem as suas demandas atendidas com maior rapidez.
Permitir o controle de informações
Praticamente todas as boas decisões da atualidade são baseadas em dados. No entanto, imagine as inúmeras informações geradas diariamente por uma equipe. Impossível gerir isso de maneira manual, certo? A tecnologia facilita esse processo na medida em que ajuda líderes e também gestores a entenderem melhor as suas equipes por meio de dados centralizados e ordenados, como registros profissionais, indicadores de desempenho e outros.
As próprias ferramentas utilizadas no dia a dia dos colaboradores muitas vezes servem de fonte para a captação de dados. Com o uso de outros softwares, é possível identificar tendências, analisar a evolução dos colaboradores e planejar estratégias para garantir o sucesso da equipe.
Reduzir custos
A aplicação de tecnologias no departamento social também representa ganhos a toda a empresa. O software ajuda na economia de materiais de escritório, mas também evita gastos com treinamentos que não estão alinhados às necessidades da empresa e a fazer processos seletivos mais rápidos e menos onerosos — o que ajuda a aumentar a lucratividade do negócio como um todo
No entanto, o maior ganho é na otimização do trabalho do RH, que passa a desempenhar as suas funções de maneira eficaz e estratégica. A equipe consegue desenvolve as suas atividades de maneira padronizada, otimizando as atividades realizadas. Isso significa que as chances de tomar decisões mais acertadas aumentam, ao mesmo tempo em que ajuda a cortar gastos com ações que não têm resultado.
Possibilitar o trabalho remoto
Em face das novas tendências de RH do mercado, um dos destaques fica com o home office, que é a possibilidade do trabalho remoto. Com a tecnologia aplicada ao departamento social, fica mais fácil controlar as atividades e demandas que cada colaborador precisa atender.
Assim, mesmo fora da empresa, o profissional precisará cumprir com metas diárias. Em compensação, poderá fazer os seus horários e, quando precisar se ausentar, não precisará deixar as suas tarefas estagnadas. Será possível acessar arquivos e até contatar clientes ou colegas, além de poder organizar as suas próximas atividades por meio de dispositivos móveis ou computadores.
Acompanhar as entradas e saídas
O controle de entrada e saída, horas extras, intervalos, períodos de férias ou recesso, tudo pode ser controlado pela tecnologia. Aliás, ela facilita o dia a dia do departamento social, pois todos esses dados são automatizados e já podem ser inseridos na folha de pagamento do colaborador.
Além disso, o sistema de controle de ponto permite que os próprios colaboradores possam consultar as suas folhas de pagamentos, a fim de verificar e gerir as horas extras feitas no mês. Vale lembrar que fazer monitoramento do ponto é essencial para evitar conflitos judiciais posteriores, além de permitir que o RH faça a organização de horários de acordo com a demanda por trabalhadores na empresa.
Contar com o auxílio de tecnologias no departamento social é imprescindível. Além de contribuir para a melhorar a escolha dos colaboradores certos para ocupar os cargos na empresa, o uso de algumas ferramentas ajuda a estabelecer estratégias que visam o melhor aproveitamento dos profissionais, aumentando assim, a produtividade e lucratividade do negócio. Por isso é tão importante apostar em um sistema integrado, que permita uma visão macro da organização.
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