Controle de Acesso, Controle de Ponto

Controle de ponto: como inserir na empresa5 min read

16 de dezembro de 2022

Implantar o controle de ponto em uma empresa pode parecer uma tarefa complicada de antemão. Afinal, nenhum novo processo tem adesão 100% de imediato. 

Porém, mesmo que pareça difícil implantar esse sistema, é necessário ter em mente que o registro de ponto é obrigatório para negócios com mais de 20 funcionários e, portanto, precisa ser cumprido seguindo todas as regras estabelecidas pela legislação.

Por isso, se você está planejando abrir uma empresa de pequeno porte ou quer ampliar o número dos seus funcionários, é importante que comece a avaliar os diferentes tipos de sistemas de ponto para inserir, no seu negócio, um que faça sentido com a rotina de trabalho dos seus colaboradores.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para te auxiliar nesta missão e retirar suas dúvidas sobre o assunto.

Confira!

O que é um controle de ponto?

O controle de ponto é um sistema (manual, eletrônico ou digital) que tem como função principal a marcação de registro de horas dentro de uma jornada de trabalho. 

Esse registro é feito por todos os colaboradores de uma empresa, de maneira que haja o controle de jornada de cada um.

É preciso pontuar, ainda, que ter um controle de ponto é um investimento operacional, para a melhora rápida e eficaz de toda uma gestão de equipe, fazendo com que todos trabalhem de forma mais automatizada e regrada dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, com a implantação do controle, as empresas adquirem transparência trabalhista e otimizam processos burocráticos como o fechamento da folha de pagamento. 

Quantos funcionários a empresa precisa ter para implantar o sistema de ponto?

É previsto no artigo 74 da CLT que o controle de ponto deve ser um sistema obrigatório dentro de empresas com mais de 20 funcionários.

Porém, uma dúvida comum, é sobre a quantidade mínima de colaboradores para poder inserir o sistema dentro do ambiente de trabalho.

Pontuamos, assim, que não existe regra ou norma na legislação que paute isso. Afinal, o controle de jornada de horas é um sistema vantajoso que oferece transparência trabalhista e mais controle operacional para a empresa e para os funcionários.

Portanto, negócios com menos de 20 colaboradores também podem fazer a implantação do controle de ponto para terem trabalhos mais otimizados.

Tipos de ponto eletrônico com a portaria 671 e como escolher um para a sua empresa 

A lei do controle de ponto regida pela Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) é flexível em relação às escolhas dos sistemas que podem ser utilizados dentro de uma empresa. Sendo esses:

  • REP-C: registrador eletrônico de ponto convencional;
  • REP-A: conjunto de equipamentos e programas de computador com sua utilização destinada ao registro eletrônico;
  • e REP-P: programa ou aplicativo (software) executado em ambiente nuvem, utilizado exclusivamente para o registro de jornada.

Portanto, qualquer um dos sistemas acima são passíveis de uso, de modo que você possa escolher o mais adequado para a sua equipe. Para isso, recomendamos que você faça uma pesquisa em sua empresa, dando a oportunidade dos seus funcionários expressarem as suas escolhas, fazendo com que a decisão seja a mais democrática possível.

Para que esta parte do processo fique mais dinâmica, recomendamos o uso de imagens e especificações de equipamentos que contemplem cada um dos sistemas acima, para que os seus funcionários saibam as diferenças e funcionalidades de cada um. Na RWTech, oferecemos os três sistemas, possibilitando que sua empresa tenha o poder de escolha. Assim, se você quiser conhecer mais sobre qualquer um, é só acessar o nosso site.

Abaixo, listamos alguns passos para o processo de implantação do controle de ponto após a decisão de escolha, confira:

REÚNA A SUA EQUIPE DE RH 

Após escolher o melhor sistema de ponto, é importante que você repasse a informação para o seu time de RH, de maneira que eles consigam auxiliar o restante dos funcionários acerca das novas mudanças da empresa.

Essa transição, assim, será feita com uma capacitação da nova ferramenta de controle de ponto, para que todos possam ficar a par das funcionalidades e das regras que cercam os registros que serão feitos.

É importante que aqui haja o trabalho conjunto entre equipe de RH e equipe gestora da empresa para que os direcionamentos sejam bem pontuados para todos.

ENSINE OS SEUS FUNCIONÁRIOS

Assim que sua equipe de RH estiver a par de todas as funcionalidades do sistema de controle de ponto, é importante que a empresa repasse aos funcionários todas as informações relevantes quanto às regras do uso do sistema. Além disso, é importante promover treinamentos para que todos utilizem corretamente a ferramenta escolhida.

Essas formações, se bem alinhadas, evitam possíveis equívocos quanto ao jeito de se registrar o ponto, deixando todos mais seguros.

Como a RWTech auxilia empresas para a implantação segura do controle de ponto?

Implantar um controle de ponto dentro de uma empresa requer atenção e, principalmente, um bom discernimento do que será ideal para a sua equipe ou não. Afinal, é com essa ferramenta que os trabalhos serão automatizados e otimizados dentro da companhia.

Para que a sua escolha seja a mais coerente possível com a sua empresa, a RWTech disponibiliza, abaixo, um formulário para que você consiga falar diretamente com um dos nossos representantes, para um melhor direcionamento de qual sistema escolher.

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply