Controle de Acesso, Controle de Ponto, Outros

Relógio de ponto digital biométrico: por que ter um na sua empresa?5 min read

5 de janeiro de 2023

O controle de jornada de trabalho dos funcionários é a principal obrigação que uma empresa precisa cumprir para evitar possíveis conflitos internos e processos trabalhistas. Nesse sentido, o relógio de ponto digital biométrico é uma solução eficaz que, com tecnologia de ponta, consegue cumprir com todas as exigências legislativas, oferecendo segurança tanto para o setor de Recursos Humanos (RH) quanto para os funcionários.

Neste artigo, você irá conhecer alguns motivos para aderir o relógio de ponto digital biométrico na sua empresa, lendo as vantagens que esse sistema é capaz de oferecer.

Afinal, por ter sido o primeiro sistema a revolucionar o mercado de registro de ponto, esse equipamento é, ainda, um dos preferidos dentre as gestões empresariais.

Portanto, para saber mais, se acomode de maneira confortável e tenha uma boa leitura!

Como funciona um relógio de ponto digital biométrico?

O relógio de ponto digital biométrico é um tipo de registrador de ponto (REP) homologado pela Portaria 1510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Esse equipamento fica fixado na empresa e tem como validação de identidade a biometria, que pode ser feita utilizando os atributos físicos do colaborador. Assim, por funcionar por meio da captura e análise de dados biométricos, esse sistema oferece mais segurança à equipe, fazendo com que fraudes sejam evitadas.

Atualmente, no mercado, existem diversos tipos de registradores de ponto biométricos, que variam desde o reconhecimento facial até a leitura de retina. Porém, o mais utilizado pelas empresas, pela sua confiabilidade e custo-benefício, é, ainda, o sistema de autenticação por impressão digital, que funciona com o pressionar de um dos dedos sobre o leitor da ferramenta.

Quais as vantagens de um usar um relógio de ponto digital biométrico?

O uso do relógio de ponto digital biométrico pode ser muito vantajoso para sua empresa, por ser uma ferramenta que automatiza processos. Nesse sentido, por funcionar para além da biometria, esse sistema também oferece exatidão para não ocorrer nenhum erro no controle de jornada de horas dos funcionários.

Além disso, por ser o primeiro sistema que revolucionou a maneira como as pessoas batem o ponto, o relógio de ponto digital biométrico se diferencia do manual por oferecer mais segurança, economia e praticidade para toda a equipe empresarial, gerando diversos benefícios para a companhia.

Abaixo, você poderá ler alguns dos principais para enfim poder inserir o relógio de ponto digital biométrico na sua empresa.

Veja!

Confiabilidade nos registros

Como mencionado acima, por ser uma ferramenta que utiliza o sistema biométrico para a marcação de ponto dos colaboradores, o relógio de ponto digital biométrico é mais seguro e contribui para a redução de adulterações.

Assim, por não utilizar senha ou cartão de ponto, o burlamento entre colaboradores é evitado, fazendo com que a empresa tenha mais segurança quanto ao registro de ponto dos seus funcionários. Afinal, por não ser possível fazer o cadastro de duas impressões digitais iguais no mesmo leitor, a fraude é incapaz de ser feita no leitor.

Auxílio ao trabalho da equipe de RH

Por ser um sistema automático, o relógio de ponto digital biométrico auxilia o trabalho da equipe de RH e, consequentemente, a sua produtividade. Assim, processos como:

  • gerenciamento de pessoas;
  • administração de horas;
  • e cálculo automatizado das folhas de pagamentos.

Ficam mais fáceis, por serem feitos a partir da integração entre sistema da ferramenta de registro de ponto e software da equipe gestora.

Segurança jurídica às empresas

Em caso de contestações trabalhistas relacionadas às marcações de ponto dos funcionários, a comprovação de provas será uma responsabilidade da empresa. Assim, investir em um sistema que tenha respaldo jurídico e que não seja passível de fraudes (como o registro de ponto manual) é essencial para que as provas não sejam contestáveis.

Economia de recursos

O registro de ponto digital biométrico, diferente de outras ferramentas mais tradicionais, não tem custos com insumos para o seu funcionamento. Assim, cartões magnéticos, pulseiras, crachás, carimbos e folhas podem ser dispensados dos custos da empresa.

Portanto, para que essa ferramenta funcione, só é necessário o registro biométrico do seu funcionário.

Integração home office

Alguns sistemas de controle de ponto digital biométrico permitem que o colaborador que trabalha em home office possa registrar o seu ponto por meio de leitores digitais portáteis ou aplicativos de ponto eletrônico, não tornando prejudicial à sua falta presencial na empresa.

Relógio de ponto digital biométrico da RWTech

A RWTech, por ser uma empresa especializada em soluções tecnológicas para registros e controle de ponto, desenvolveu uma linha de relógios de pontos digitais biométricos que, com os protocolos BLUE possibilitam uma comunicação integrada com o EZPointWeb, um sistema de controle de ponto completo, capaz de armazenar e monitorar o desempenho de todos os colaboradores da empresa.

Assim, de forma automatizada, o setor de RH consegue ter mais controle sobre os registros de ponto dos funcionários, evitando que erros humanos possam ser cometidos.

Todos os equipamentos dessa linha, ainda:

  • estão adequados à portaria 1510;
  • oferecem comprovação de ponto para os funcionários;
  • oferecem relatórios instantâneos das marcações (RIM);
  • utilizam menos tamanho de bobina para uma grande capacidade de comprovantes;
  • e muito mais.

Além disso, essa linha, ainda, oferece opcionalidade, com quatro opções de equipamentos para que você possa escolher o que mais se adequa a sua empresa.

Por isso, se você quer mais segurança na sua companhia, com um equipamento que de fato cumpra com todas as exigências legislativas, não deixe de entrar em contato com a gente.

Preencha o formulário abaixo para podermos te chamar! 😄

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply