Controle de Ponto

Aplicativo para registro de ponto: como funciona e por que você deveria inserir essa tecnologia na sua empresa8 min read

22 de novembro de 2022

Em um mundo que muda constantemente e que prioriza cada vez mais a tecnologia, é necessário, estrategicamente, adaptar a própria empresa para que ela também vá de encontro com essas inovações de forma a facilitar a vida do colaborador.

Assim, pensar em novas formas de inserir a tecnologia dentro da rotina de trabalho dos funcionários e estar apto a orientá-los a como lidar com essas mudanças, é essencial para qualquer empresa que pensa em inserir a praticidade como cultura empresarial.

Pensando nisso e sabendo que, hoje, o registro de ponto é a atividade comum mais importante do colaborador dentro do ambiente de trabalho e também a atividade que demanda mais atenção, é importante se atualizar com as novas tecnologias que facilitam esse processo de marcação de ponto, de maneira a otimizar o trabalho dos funcionários.

Assim, com o intuito de te ajudar a entender essas inovações, no texto de hoje vamos discorrer sobre o aplicativo para registro de ponto, também conhecido como ponto eletrônico online, para você ficar por dentro do que é esse sistema e quais as vantagens dele em relação aos sistemas tradicionais.

Afinal, atualmente, o cenário trabalhista se atualiza a todo momento buscando apoio na tecnologia.

Então, se você quiser saber mais, confira o nosso glossário e boa leitura!

Como funciona um aplicativo para registro de ponto?

O aplicativo para registro de ponto funciona de maneira simples e intuitiva de forma a fazer a marcação de ponto pelo próprio celular (Android ou iOS) do funcionário.

Sendo um sistema que funciona em armazenamento em nuvem, ou seja, desenvolvido inteiramente para o sistema online, os arquivos e dados de marcação de ponto ficam salvos com segurança, sem riscos de perdas.

Além disso, esse modelo de registro de ponto oferece ao colaborador acesso a dados relativos ao seu banco de horas, horas trabalhadas, extras e faltas, fomentando o incentivo de transparência entre empresa e funcionário.

Ao gestor, o sistema disponibiliza o horário e a localização do colaborador no momento do registro de ponto, bem como dados de locais visitados, distância percorrida e fotos, tudo de forma a obter o gerenciamento completo da jornada de trabalhos externos e home office do profissional.

Ainda, para o gestor, é oferecido relatórios e cálculos automatizados para uma gestão mais exata e confiável.

Os aplicativos para registro de ponto mais completos do mercado, oferecem, também, treinamentos online e gratuitos para gestores e funcionários com o intuito de facilitar ainda mais o uso do sistema. 

O que diz a legislação sobre registro de ponto por aplicativo

O registro de ponto por aplicativos é reconhecido pela legislação pela portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). 

Nela, são definidos três tipos de registro eletrônico que podem ser utilizados pelas empresas. São eles:

  • REP-C: registrador eletrônico de ponto convencional.
  • REP-A: conjunto de equipamentos e programas de computador com sua utilização destinada ao registro eletrônico.
  • REP-P: programa ou aplicativo (software) executado em ambiente nuvem, utilizado exclusivamente para o registro de jornada. 

Dessa forma, o controle de ponto por aplicativo, ou seja, pelo celular, pode ser executado seguindo o REP-A ou o REP-P, a depender da escolha da empresa.

Vantagens do controle de ponto pelo aplicativo

As vantagens do aplicativo para registro de ponto são diversas, sendo esse, hoje, um dos sistemas mais escolhidos pelas empresas. Pensando nisso, listamos as principais vantagens para você ficar a par de todas as funcionalidades que esse software pode oferecer. Veja:

Custo nulo com equipamentos

Por ser uma ferramenta para marcação de ponto totalmente online, o funcionário pode fazer o registro de ponto pelo próprio celular e/ou tablet, independente do sistema operacional que usa. Essa característica do aplicativo para marcação de jornada evita, assim, custos para a empresa com compras de equipamentos mais robustos que demandam manutenção e ocupam espaço.

É interessante pontuar, também, que ao usar o próprio celular o funcionário lida com uma tecnologia que já está acostumado, além de ter, no seu próprio aparelho, todas as informações relevantes às suas jornadas.

Mobilidade

Por ser um aplicativo, ou seja, um software, o registro de ponto online oferece mobilidade ao funcionário de modo a permitir que ele faça home office ou trabalhos externos fora da empresa sem que seja prejudicado por isso.

O sistema, por ser altamente tecnológico e integrado com o software da gestão de Recursos Humanos (RH), permite que a equipe que cuida desse departamento consiga ter, de fato, controle sobre essas modalidades de serviço através dessa integração.

Sistema antifraude

O aplicativo para registro de ponto é totalmente antifraude, já que opera por meio de biometria, dificultando o registro de ponto por meio de outras pessoas que estejam com o celular do colaborador.

Esse processo, assim, pode ser feito por:

  • impressão digital;
  • leitura de íris;
  • identificação por voz;
  • e reconhecimento facial.

Ficando a par da empresa escolher o processo de biometria que melhor cabe aos seus funcionários.

Agilidade no fechamento da folha de pagamento

Por ser um sistema totalmente online que trabalha com armazenamento em nuvem, o cálculo de faltas, horas extras, banco de horas e horas trabalhadas são feitos de maneira automática sem riscos de erros humanos e, assim, retrabalho. 

Dessa forma a equipe gestora consegue fazer um trabalho mais exato e ágil na hora de montar a folha de pagamento sem chances de falhas. 

Além disso, pelo aplicativo ser um facilitador e conseguir de forma prática auxiliar a equipe de RH, estes, ainda, conseguem concentrar tempo de trabalho em outras atividades referentes à empresa.

Impulsionamento

Sendo a integração com o software da equipe gestora uma das funcionalidades do aplicativo de registro de ponto, o time de RH pode avaliar e gerenciar os horários de maior produtividade da empresa através de relatórios gerados pelo próprio app

Assim, com essas informações, é possível criar maneiras estratégicas para engajar a sua equipe nos horários mais produtivos para que o seu negócio prospere cada vez mais.

Pois é! O aplicativo para registro de ponto é um facilitador que, hoje, apresenta o melhor custo benefício para qualquer empresa que busca praticidade e economia. 

Para escolher o que melhor se encaixe na sua empresa é necessário se atentar às necessidades dos seus colaboradores e, depois, conhecer as funcionalidades de todas as opções. Afinal, o software para registro de ponto é um facilitador que pode otimizar o trabalho da sua equipe como um todo.

Assim, algumas funcionalidades que você deve se atentar, são:

  • possibilidades para registro de ponto pelo aplicativo;
  • cálculos automáticos;
  • gestão de trabalho e de jornada de horas integrados;
  • segurança de ponta;
  • sistema intuitivo;
  • geolocalização.

É importante, também, que você busque um sistema adequado à legislação e que ofereça treinamento para a sua equipe, tanto de RH como os colaboradores. Assim, as chances de que eles se adequem melhor ao aplicativo aumenta, tornando esse processo melhor e mais ágil.

Aplicativo para registro de ponto da RWTech

Por ser uma empresa especializada em soluções corporativas e tecnológicas, a RWTech é uma das marcas mais reconhecidas nesse mercado, sempre buscando atualizações para os próprios serviços oferecidos.

Assim, com um software totalmente responsável com as regras da legislação e com funcionalidades que vão além das citadas no decorrer do texto, o EzPoint Mobile, aplicativo desenvolvido pela empresa, é um sistema de ponto completo, de fácil manuseio e totalmente equipado às necessidades empresariais e do colaborador. 

O sistema, ainda, é totalmente integrado com o EzPoint Web, facilitando o processo de gerenciamento pela equipe de RH, além de armazenar, em nuvem, todas as informações processadas.

Além disso, é possível experimentar o aplicativo por mais de um mês, além de adquirir treinamento gratuito e online para toda a sua equipe.

Legal, né?

Se você quiser saber mais sobre o aplicativo da RWTech e como ele pode melhorar ainda mais a administração da sua empresa, entre em contato conosco.

Se interessou? Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato com você. É rapidinho 🙂

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply