Controle de Ponto

REGISTRO DE PONTO: Relógio de ponto digital biométrico OU aplicativo para registro de ponto?5 min read

28 de novembro de 2022

Realizar o registro de ponto é uma das tarefas essenciais na vida de todo o funcionário celetista, pois é através dessa ação que é possível à empresa o acesso aos horários de entrada, saída, refeições e intervalos do funcionário, de maneira a fazer o controle de gestão de jornada de horas de toda a sua equipe. 

Essa ação, indiscutivelmente, deve vir acompanhada de um bom sistema de registro de ponto para evitar ocorrências de problemas trabalhistas, pelo caráter de transparência que esses aparelhos oferecem com informações acerca do banco de horas, horas extras e horas descontadas de cada mês e colaborador. 

Neste contexto, é normal existirem dúvidas sobre qual sistema investir (relógio de ponto biométrico digital ou aplicativo para controle de ponto), fazendo com que a demora de compra se estenda, diminuindo, consequentemente, o controle que a empresa tem sobre a jornada de horas dos seus funcionários.

Por isso, no artigo de hoje, vamos sanar suas dúvidas sobre o assunto, com as principais vantagens de cada um, a fim de te direcionar na escolha do qual é o melhor para o seu negócio. 

Confira!

Quais as vantagens do aplicativo para registro de ponto?

Funcionamento

O aplicativo para registro de ponto funciona a partir do próprio aparelho celular do funcionário, sem que haja distinção de sistemas operacionais (Android ou iOS). Com ele, é possível fazer o registro de ponto de uma maneira totalmente intuitiva, dando ao funcionário mobilidade e agilidade para marcar a sua presença no local. Além disso, esse sistema permite ao colaborador o acompanhamento de registros feitos, incentivando-o a cumprir os seus compromissos no trabalho de maneira responsável e autônoma.

Custo nulo com equipamentos

Por ser um sistema para marcação de ponto totalmente online, o funcionário pode fazer o registro de ponto pelo próprio celular e/ou tablet. Assim, a empresa tem uma redução de custos, uma vez que poderá arcar com menos despesas relacionadas à aquisição de papel e manutenção de aparelhos.

Agilidade no fechamento da folha de pagamento

Sendo um sistema que trabalha com armazenamento em nuvem, ou seja, desenvolvimento inteiramente para o sistema online, o cálculo de faltas, horas extras, banco de horas e horas trabalhadas são feitos de maneira automática sem que haja riscos de erros humanos e assim, retrabalho.

Com isso, a equipe de Recursos Humanos (RH), consegue fazer um trabalho mais ágil e exato em relação às jornadas de horas dos funcionários, possibilitando uma folha de pagamento sem atrasos e sem erros.

Vantagens do relógio de ponto digital biométrico

O relógio de ponto digital biométrico é, por sua vez, a opção mais utilizada por empresas brasileiras atualmente. Afinal, por ser de fácil uso e popularizado, esse sistema acaba sendo recomendado com mais facilidade, pela sua inovação em não demandar cartão ou senha para registro de ponto.

Funcionamento

Por ser um sistema de registro de ponto comum, o uso do relógio de ponto biométrico é extremamente funcional já que, geralmente, usa-se somente a impressão digital para fazer esse registro.

Dessa forma, o funcionário, ao chegar na empresa, precisa unicamente posicionar o seu dedo cadastrado sobre a biometria para comprovar sua presença no local.

Segurança

Como vantagem, temos que o relógio de ponto digital biométrico fica fixado na sede empresarial, de forma que o funcionário só consiga registrar o ponto após a sua chegada no local. Além disso, por funcionar com biometria, esse sistema é um dos mais seguros do mercado evitando possíveis fraudes trabalhistas.

Opcionalidade

Mesmo que sua inovação seja a não necessidade de uso de objetos externos para fazer o registro de jornada, alguns relógios de ponto digitais biométricos, oferecem, ainda, essas opções caso haja intercorrências comuns na rotina de trabalho. Assim, além de funcionarem com biometria, esses sistemas oferecem, também, o uso de cartão ou senha para marcação.

Qual o melhor sistema para a sua empresa?

Escolher qual o melhor sistema para registro de ponto pode parecer, à princípio, uma decisão complicada. Afinal, tanto o relógio de ponto digital biométrico como o aplicativo são super eficientes e tecnológicos. Por isso, tendo em vista a importância do registro de jornada de horas e levando em consideração cada sistema e como eles auxiliam a gestão de trabalho da sua equipe, vise escolher um que caiba melhor a rotina dos seus funcionários. 

Para fazer isso, é importante que você:

  • estude o seu negócio;
  • avalie de maneira profunda cada opção sugerida neste post;
  • e tenha mapeado o comportamento da sua equipe e como eles lidam com a tecnologia.

Assim, você poderá fazer uma escolha direcionada de maneira que os seus funcionários usufruam de forma integral e com consciência de ação às suas responsabilidades. 

Para se aprofundar no assunto, a RWTech oferece dois artigos completos sobre cada sistema de registro de ponto, que você pode ler clicando nos seguintes links:

Diante dessas informações, pontuamos, ainda, que seja qual for a sua decisão, opte por um sistema de ponto de qualidade, com garantia de segurança e bom funcionamento. 

A RWTech, por exemplo, oferece os dois sistemas, além de treinamento de uso para cada um. Por ser uma marca consolidada no mercado, a empresa, ainda, garante segurança em cada um dos seus produtos, sendo uma favorita de compra quando o assunto é registro e gestão de jornada de horas. 

Caso você queira saber mais, entre em contato pelo formulário! É rapidinho 🙂

     

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply