Outros

Relógio de ponto digital biométrico: O que é e vantagens5 min read

15 de novembro de 2022

O relógio de ponto é um equipamento capaz de fazer o registro de ponto dos funcionários de uma empresa, a fim de fazer o controle de jornada de horas de cada um, seguindo as leis trabalhistas. 

No mercado, atualmente, existem vários modelos diferentes de relógio de ponto, indo do manual até o por software sem que a legislação faça juízo de valor para o uso de cada um, porém, o relógio de ponto digital biométrico continua sendo o mais utilizado nas empresas, pela sua facilidade em ser instalado e utilizado pelos funcionários.

Neste artigo, vamos entender o porquê disso e quais as vantagens de ser ter um controle de ponto digital biométrico na sua empresa. 

E para ajudar a te guiar, segue o nosso glossário:

Vários assuntos legais, né? Então, já se aconchega aí e boa leitura!

O que é relógio de ponto digital biométrico?

O relógio de ponto biométrico é, atualmente, a opção de registro de jornada de horas mais utilizada nas empresas brasileiras. Trata-se de um sistema bastante comum e popularizado, capaz de fazer o registro de ponto dos funcionários sem que haja a necessidade de cartão ou senha.

Esse equipamento fica fixado na sede empresarial e somente após a chegada do funcionário no local, que este consegue registrar o ponto através da biometria. Sendo, desta forma, um dos métodos mais seguros para controle de ponto.

É importante pontuar, ainda, que o relógio de ponto biométrico foi o primeiro a revolucionar a maneira como as pessoas batiam o ponto, reforçando o seu caráter de segurança após os métodos eletrônicos convencionais.

Como funciona o relógio de ponto digital biométrico?

O uso do relógio de ponto biométrico é bem funcional já que, geralmente, usa-se a impressão digital para fazer esse registro.

Assim, ao chegar na empresa, o funcionário posiciona o seu dedo cadastrado sobre a biometria para comprovar a sua presença no local.

Após o equipamento reconhecer a identidade do colaborador, é gerado um comprovante de registro de ponto, de maneira a oferecer ao funcionário mais segurança com uma prova de que ele estava no ambiente de trabalho. 

Quais as vantagens do ponto digital biométrico?

Primeiro, por não precisar do uso de cartão ou senha para fazer o registro de ponto, o relógio de ponto biométrico é mais seguro, já que é necessário a biometria de cada funcionário para que esse registro seja feito, de fato.

Alguns sistemas, ainda, permitem que o colaborador que trabalha home office, possa registrar seu ponto por meio de leitores de impressão digital portáteis ou de aplicativos de ponto eletrônico, tornando o registro de ponto desse tipo de profissional mais fácil.

Como terceira vantagem, há a automatização de quantidade de registros feitos, de forma a facilitar o trabalho da equipe de RH, fazendo com que eles trabalhem e possam realizar as folhas de pagamentos de maneira mais ágil e certa, já que as contabilizações são feitas de forma eletrônica sem a possibilidade de erros humanos.

Como o relógio de ponto digital biométrico da RWTech pode auxiliar sua empresa de maneira mais tecnológica?

A RWTech é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para registro e controle de ponto, sendo uma das marcas mais reconhecidas dentro desse mercado.

Portanto, com valores baseados em experiência e inovação, a empresa apresenta diversas soluções para quem deve ou quer inserir o relógio de ponto no seu negócio.

Dessa forma, para conseguir facilitar ainda mais o uso de controle de ponto para os funcionários e para servir como um facilitador do trabalho da equipe de RH, a empresa desenvolveu uma linha de relógios de pontos digitais biométricos que, com os protocolos BLUE possibilitam uma comunicação integrada com o EZPoint Web, um sistema de controle de ponto completo, capaz de armazenar e monitorar o desempenho de todos os colaboradores dentro da empresa, através de relatórios automatizados.

Além disso, a depender da sua opção de escolha, o relógio de ponto digital da RWTech opera adicionalmente com opções de marcação por senha, aproximação de cartão ou cartão de código de barras, tudo de maneira a facilitar e dar mais funcionalidade aos colaboradores. 

Eles, ainda:

  • estão adequados à portaria 1510, que a portaria 671 ainda valida;
  • oferecem comprovação de ponto para os funcionários;
  • oferecem relatórios instantâneos das marcações (RIM);
  • utilizam menos tamanho de bobina para uma grande capacidade de comprovantes;
  • e muito mais. 

É importante pontuar, ainda, que, atualmente, existem quatro equipamentos na linha de relógios de ponto digitais da RWTech, dando a você, consumidor, a oportunidade de escolher o produto que seja mais compatível com a sua empresa. 

Quer saber mais sobre eles e como eles podem auxiliar no gerenciamento do seu negócio? Acesse o nosso site para se informar ainda mais e ter a chance de praticar a administração da sua empresa com muito mais domínio! 

Você se interessou? Preencha o formulário abaixo para podermos entrar em contato com você!

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply