Controle de Ponto

Controle de ponto: Entenda a importância desse sistema para funcionários5 min read

26 de dezembro de 2019

Horários delimitados para entrar no trabalho, sair para o almoço, voltar e sair do trabalho são imprescindíveis para qualquer empresa que deseja ter uma relação saudável com seus funcionários. Isso porque é a partir desse controle que você pode controlar atrasos, pagar horas extras e até mesmo criar relatórios que ajudam a entender como alterar horários pode ser benéfico para o seu negócio. Por isso hoje vamos falar da ferramenta mais famosa e utilizada nesse sentido, o controle de ponto. Quer entender a importância desse sistema para funcionários? Confira agora!

O que é controle de ponto?

Controle de ponto nada mais é do que o registro da jornada de trabalho de cada funcionário de uma empresa. Para que esse registro seja feito da forma correta, é necessário que estejam marcados os horários de entrada e saída da empresa do funcionário todos os dias, assim como os horários de almoço ou até mesmo eventuais pausas. É dessa forma que a empresa tem o controle sobre o quanto um trabalhador fica dentro de seu estabelecimento e quais os direitos que um funcionário pode ter, como no exemplo de pagamento de horas extras, caso seja necessário.

Existem diversas formas de realizar o controle de ponto dentro de um ambiente de trabalho. Há alguns anos atrás, utilizava-se um sistema constituído por um cartão e uma máquina, cujo relógio interno registrava o horário marcado. Atualmente, com o avanço da tecnologia, os relógios de ponto das empresas se tornaram muito mais modernos, sendo utilizados através de identificação da digital de uma pessoa. Essa é a maneira mais rápida de fazer com que o sistema de controle de ponto seja efetuado.

Na RWTECH você pode encontrar os mais diversos tipos de relógios de ponto, além de controladores de acesso que também podem ajudar na organização do ambiente de trabalho da sua empresa. Confira todos esses itens e serviços que podemos te oferecer!

Qual a importância do controle de ponto?

Agora que você já entendeu o que é o controle de ponto, precisamos falar também sobre a sua importância para uma empresa. Para isso, separamos alguns tópicos que consideramos essenciais quando tocamos no assunto. Eles são:

  • É obrigatório por lei
  • Rendimentos
  • Redução de erros
  • Criação de relatórios

Vamos falar sobre cada um separadamente e apontar as principais razões pelas quais o controle de ponto é tão importante para qualquer tipo de empresa.

É obrigatório por lei

Não poderíamos começar o texto sem citar que o registro da jornada de trabalho de cada um dos seus funcionários é obrigatório por lei no Brasil para qualquer empresa que possua mais de 10 funcionários. O artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho define que esse registro pode ser feito de maneira manual, mecânica ou eletrônica, mas que é necessário fazê-lo. 

Existem alguns casos em que a empresa não é obrigada a fazer esse registro, como quando um trabalhador é contratado por um regime “PJ” ou quando o trabalho pode ser feito remotamente, já que não faz sentido ir para a empresa apenas para bater o ponto. Ainda assim, esses casos são exceções e, na grande maioria das vezes, a regra deve ser cumprida. Vale lembrar que registros feitos de maneira errada são uma das principais causas de processos trabalhistas e você definitivamente não quer que isso ocorra com sua empresa.

Rendimentos

Esse problema pode ocorrer principalmente com um funcionário e pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Caso o trabalhador se esqueça de bater o ponto em um determinado dia, o sistema de recursos humanos da empresa pode considerar como falta e abater aquele valor em seu salário. Além do transtorno para o funcionário, também pode ser prejudicial para a empresa, que precisará alterar a contabilidade do mês por conta desse pequeno erro.

É claro que isso é algo que pode ser resolvido, mas é um problema que devemos evitar, principalmente incentivando e relembrando os funcionários sobre a importância desse sistema.

Redução de erros

Hoje em dia é bastante comum que os sistemas do departamento de recursos humanos estejam interligados com o sistema de controle de ponto. Isso faz com que todas as horas extras a serem pagas e as horas de atraso a serem descontadas estejam registradas em seu devido lugar. Com um bom controle de ponto, a empresa consegue praticamente zerar erros cometidos nesse sentido, o que é bom tanto para ela quanto para os funcionários que sempre terão seus direitos garantidos.

Criação de relatórios

Com todos os horários de entrada e saída, além dos almoços e pausas de seus funcionários marcados, você pode verificar quais são os momentos mais produtivos do dia e sua relação com os horários de saída ou entrada. Baseando-se nestas informações, é possível até mesmo alterar algumas políticas para que a empresa renda mais. Lembre-se, funcionários felizes e satisfeitos trabalham melhor, produzem melhor e, consequentemente, geram mais renda para sua empresa. E já que isso é uma obrigação para toda empresa, nada melhor do que tirar proveito para que você possa crescer ainda mais com os dados que tem em mãos.

Conseguiu entender melhor qual é a importância do controle de ponto para funcionários? Não se trata de algo que é apenas benéfico para a empresa ou para quem trabalha nela, é algo bom e necessário para todos. Com esse sistema, você consegue ter um maior controle dos seus funcionários, sabe exatamente como lidar com as folhas de pagamentos, além de também entender melhor se os horários que você adota para o seu negócio são ideais.

E se há tantos benefícios em cumprir essa norma, é claro que você deve apostar em uma forma prática e fácil de resolver essa questão. Portanto, não deixe de conferir tudo o que a RWTECH pode te oferecer nesse sentido e aproveite ao máximo os diversos tipos de relógios de ponto que você pode ter na sua empresa.

Ficou interessado? Contate-nos através do formulário abaixo:

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply