Controle de Ponto

Sistema de Controle de Ponto em nuvem ou desktop?6 min read

11 de novembro de 2020
Usuário utiliza um sistema para controle de ponto em nuvem

Os softwares para controle de ponto compõem o sistema de gestão da empresa, desempenhando a coleta e apuração dos registros do relógio de ponto, como os horários de entrada, saída, almoço, intervalos e ausências dos colaboradores. Posteriormente à importação, este sistema converte os dados em informações importantes acerca da jornada de trabalho dos profissionais, tornando-se uma ferramenta essencial para o gerenciamento corporativo. Além de garantir o cumprimento de uma exigência legal, o software para gestão de ponto traz inúmeras facilidades. E, comumente, pode ser encontrado em duas versões no mercado: o sistema de controle de ponto em nuvem e a versão desktop. Você conhece todas as diferenças entre os modelos hospedados localmente, conhecidos como desktop, e os softwares alocados em nuvem? Preparamos um guia completo para eliminar as suas dúvidas e auxiliar a sua escolha! Confira abaixo:

Armazenamento e segurança de dados

A plataforma em nuvem difere-se da versão desktop sobretudo pelo sistema de armazenamento de dados. Enquanto o software desktop deve ser adquirido por meio de uma licença e instalado no computador do cliente, o sistema de controle de ponto em nuvem mantém as suas informações salvas em datacenters, grandes centros de armazenamento e processamento de dados, usualmente distantes do usuário e acessados via web. Estes bancos são alocados em diversos servidores externos, que assegurarão a disposição de backups de forma automática e contínua. Além disso, também devem fornecer plena acessibilidade ao sistema a qualquer hora e local. Desta forma, o armazenamento em nuvem torna-se a opção mais segura para proteção de dados. Pois, além de eliminar a preocupação com a realização de backups, também está sensivelmente menos vulnerável ao roubo ou perda de informações, seja por invasões maliciosas ou acidentes que comprometam a integridade dos equipamentos.

Implementação

O sistema de controle de ponto em nuvem apresenta grandes vantagens de implementação facilitada e baixa manutenção. Isso porque os ajustes técnicos da plataforma tornam-se responsabilidade da empresa desenvolvedora, que deve assegurar o seu pleno acesso e estabilidade ao usuário. Poucas sessões de treinamento, usualmente de baixa complexidade, já são o suficiente para fornecer autonomia e fluidez aos encargos da equipe. Além disso, não é necessário preocupar-se com a disponibilização de recursos de infraestrutura, como a instalação e compatibilidade em múltiplos sistemas computacionais ou espaço de armazenamento. Com o serviço hospedado em nuvem, o software torna-se seguramente acessível de qualquer computador ou dispositivo com internet, via navegador web, a todo momento e local desejado, sem tê-lo instalado previamente.

Acesso e compartilhamento

Como mencionamos no tópico anterior, a facilidade de acesso e integração de informações é uma característica registrada do sistema de controle de ponto em nuvem. Este atributo resulta em vários desdobramentos para toda a gestão corporativa, pois viabiliza o acompanhamento e compartilhamento integral do conteúdo lançado. Dessa forma, pode-se fornecer mobilidade aos gestores e os colaboradores, por meio de livre consulta aos dados e registros em tempo real. Com o software em nuvem, é possível, por exemplo, centralizar a apuração de ponto de franquias e redes organizacionais, a fim de automatizar a coleta e importação das informações, fornecendo autonomia para a matriz.

Atualizações e concordância com a legislação

Quando a empresa opta pela contratação de um software como serviço, por meio de um plano de assinatura e hospedagem em nuvem, poderá garantir que seus colaboradores sempre utilizarão a versão mais recente do produto. As implementações tecnológicas trazem o que há de mais inovador no mercado, e impactam positivamente no posicionamento competitivo da empresa. Isso porque o software recebe atualizações e ajustes de forma contínua, sem custos adicionais ao usuário; contrapondo-se ao modelo mais engessado da versão desktop. Dessa forma, é possível afirmar que o sistema de ponto em nuvem estará sempre em conformidade com as portarias vigentes. E a empresa estará sempre cumprindo as suas obrigações legais.

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Possibilidade de personalização

A facilidade de renovação do software traz outra grande vantagem: a possibilidade de personalização da gestão de ponto. A empresa pode revisar eventuais necessidades das suas operações, que muitas vezes são exclusivas do seu mercado ou forma de atuação, e pouco atendidas por sistemas tradicionais. Assim, por meio de um acordo com o desenvolvedor, é possível sugerir novos recursos e funcionalidades a serem inseridas na plataforma. Isso irá torná-la personalizada para viabilizar ou otimizar os seus processos internos. O resultado é um sistema de grande usabilidade para a toda a organização.

Gestão e produtividade

No sistema de ponto em nuvem, as informações gerenciais são reunidas em uma única plataforma, eliminando-se a necessidade de extensas planilhas e pilhas de papeis. Desta forma, o acesso aos dados de registro e banco de horas, extras e devidas, abonos, justificativas, compensações e controle de benefícios torna-se significativamente mais simplificado para os colaboradores. Isso resulta em um processo de apuração de ponto continuamente revisado, que otimiza e automatiza o trabalho dos profissionais de RH. O fechamento da folha de pagamento torna-se muito mais dinâmico, fácil e previsível por meio da configuração de filtros e relatórios gerenciais concisos.

Previsibilidade de custos

Além da economia de tempo promovida pelo sistema de controle de ponto em nuvem, que recebe facilmente a importação de dados do relógio de ponto, também é válido citar a redução de custos com equipamentos de hardware, aquisição de servidores, manutenções, atualizações, além de economia de energia elétrica e espaço físico promovidos neste modelo. Assim, pode-se dizer que os investimentos são otimizados e muito mais previsíveis. Esta condição fica ainda mais notória quando comparamos o poder de escalabilidade da computação em nuvem. O armazenamento pode se expandir conforme as necessidades do usuário, otimizando o direcionamento dos recursos financeiros. Adicionalmente, a acuridade do sistema de gestão de ponto em nuvem reduz sensivelmente os riscos de intercorrências que possam levar à instauração de processos trabalhistas.

Cultura organizacional

A segurança dos dados coletados pelo relógio de ponto, a acessibilidade dos registros e a facilidade de consultas na plataforma em nuvem convergem-se na construção de confiabilidade e harmonia no ambiente organizacional. Estas condições possibilitam a elaboração de relatórios transparentes e precisos, evitando o clima de vigilância e possíveis divergências entre gestores e colaboradores.

Como você pode perceber, as diferenças entre os modelos são numerosas e significativas. Portanto, cuide para que sua empresa faça boas escolhas ao discernir a melhor alternativa para a organização. E, de maneira igualmente importante, ao eleger a desenvolvedora do sistema de controle de ponto, priorizando pela qualidade do serviço e do atendimento. Assim, é possível otimizar o direcionamento de recursos, tempo e investimento, fornecendo autonomia e mobilidade aos gestores e colaboradores, e garantindo que os esforços sejam concentrados na produtividade e sucesso da equipe.

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