Controle de Ponto

Controle de ponto no Vale do Paraíba: tudo o que você precisa saber

outubro 24, 2019
Soluções para controle de ponto
Tempo de leitura 5 min

Ter um bom sistema para o controle de ponto no Vale do Paraíba é essencial para controlar a jornada de trabalho dos colaboradores. Afinal, esses dados representam e interferem diretamente na folha de pagamento (faltas, atrasos, hora extra, férias e muito mais).

A notícia boa é que a tecnologia traz diversos benefícios com a criação de pontos modernos e sofisticados que otimizam a rotina do RH, tornando o trabalho muito mais fácil. Além disso, empresas que têm mais de dez colaboradores são obrigadas a investir em um bom sistema de controle de ponto.

Vamos aprender sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

Veja quais são os tipos de controle de ponto no Vale do Paraíba nos quais você pode apostar

Atualmente, existem diversos tipos de controle de ponto no Vale do Paraíba nos quais você pode investir. Assim, é importante conhecer as principais características de cada um deles para avaliar qual é o melhor modelo para a realidade da sua empresa.

Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! Venha conosco agora mesmo!

Manual

O controle de ponto manual é um catálogo ou um caderno em que os colaboradores anotam todos os seus horários (de entrada, almoço e também saída). Tradicionalmente conhecidos como “pontos no Excel”, é um dos meios menos seguros para o controle da jornada.

Afinal, é muito fácil alterar os horários e até mesmo errar sem querer alguma anotação, gerando uma série de dores de cabeça para os gestores. Portanto, é um modelo de ponto que não é considerado muito seguro.

Eletrônico

O ponto eletrônico tem uma proposta diferente: ele é um registrador mais moderno que fica na parede das empresas em que os colaboradores precisam registrar o seu ponto.

Para isso, a empresa pode escolher entre senha, biometria e cartão. Dessa forma, a coleta de dados dos colaboradores é realizada por meio de um Sistema de Registro de Ponto (SREP).

Digital

O ponto digital é o mais moderno, sofisticado e eficaz que existe na atualidade. Ele também é chamado de ponto biométrico, uma vez que o colaborador precisa apenas passar a sua digital no campo solicitado e o registro é feito e calculado automaticamente.

Dessa maneira, traz mais praticidade ao dia a dia de todos os colaboradores, afinal, não é preciso carregar cartões e outros acessórios. Além disso, o sistema imprime um pequeno comprovante para que a equipe controle a sua jornada de trabalho e possa conferir se a data e o horário estão corretos.

Veja alguns modelos interessantes presentes no mercado:

Entenda a importância de contar com a tecnologia para garantir um controle de ponto eficaz

Considerando que o controle de ponto é a garantia de que a empresa paga corretamente pela jornada de trabalho do seu colaborador, contar com a tecnologia é essencial para evitar erros humanos.

Controlar o ponto corretamente é a garantia de que todos os colaboradores cumprem o que foi acordado no momento da sua contratação. Além disso, o controle de horas extras é mais eficaz, uma vez que são calculadas automaticamente pelo sistema. Veja outras vantagens!

Obter relatórios em poucos minutos

Convenhamos, não é interessante perder horas calculando manualmente as horas dos colaboradores, certo? Além de ser uma rotina cansativa e estressante, a sua empresa perde tempo e dinheiro investindo em ações que poderiam ser facilmente resolvidas de forma automática.

Dessa maneira, ao investir em um controle de ponto eletrônico ou digital, a sua equipe de Recursos Humanos tem mais tempo para se preocupar com questões estratégicas — deixando a parte burocrática muito mais automatizada e fácil.

Portanto, saiba que com apenas alguns cliques é possível emitir relatórios inteligentes de todos os seus colaboradores. Além disso, evita erros operacionais na hora da análise de dados.

Você também pode emitir relatórios que servem como base para um planejamento estratégico de comunicação interna, tais como:

  • problemas operacionais;
  • atrasos;
  • faltas;
  • horas extras.

Dessa forma, você acompanha o desempenho de toda a sua empresa e pode tomar as decisões com base na análise de dados do seu negócio. Interessante, não é mesmo?

Tornar a rotina automatizada

Como mencionamos, nada pior do que perder tempo e dinheiro investindo em burocracia! Por isso, investir em um controle de ponto que seja realmente eficaz torna a rotina automatizada e a sua empresa só tende a ganhar.

Afinal, o dia a dia se torna muito mais fácil tanto para a equipe de Recursos Humanos (que não perde horas calculando a jornada de trabalho) quanto para a equipe, que tem a certeza de que a sua carga horária está sendo computada corretamente. Além disso, evita filas e atrasos na hora de começar ou terminar o dia.

Ter segurança para guardar as informações

Nenhuma empresa está livre de um processo trabalhista, não é mesmo? E sabemos que em muitos casos o colaborador ganha. Portanto, quanto menos oportunidade a sua empresa der para levar um processo, mais segura ela se torna. Além disso, vale ressaltar que é sempre a empresa que precisa provar que o colaborador cumpre (ou não) a sua carga horária.

Por isso, ao investir em um sistema de controle de ponto no Vale do Paraíba a sua empresa tem mais segurança para guardar todas as informações dos seus colaboradores. Portanto, há um registro real sobre a rotina trabalhista de toda a equipe. Dessa maneira, há como comprovar os dias que eles fizeram (ou não) hora extra, os dias em que se atrasaram, faltaram e muito mais.

Investir em um bom sistema de controle de ponto no Vale do Paraíba é ter a certeza que a sua empresa cumpre a legislação, estando em dia com as suas obrigações legais. Além disso, otimiza a rotina de todos os seus colaboradores e ainda garante segurança nas informações.

Se você gostou das soluções oferecidas pela RWTECH ao longo do conteúdo, mas ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco para trocarmos uma ideia e encontrarmos o melhor ponto para a sua empresa agora mesmo!

Registradores de Ponto para empresasPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário