Departamento Pessoal

Por que implantar o home office na empresa pode ser uma boa opção?

janeiro 23, 2019
home office
Tempo de leitura 5 min

De acordo com a pesquisa 2018 Future Workforce Report, promovida por Inavero e Upwork, cerca de 63% das empresas globais já contam com colaboradores que trabalham em regime home office. A tendência é que o percentual cresça exponencialmente nos próximos anos e que até mesmo mais organizações completamente regidas assim possam se desenvolver.

O home office é uma das principais discussões quando o assunto é o futuro do trabalho. Alguns acreditam que esse formato de trabalho não é o ideal, porém, a atuação remota é bastante benéfica para as empresas que a aplicam corretamente.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre os benefícios dele, mas, antes, esclareceremos o que é o home office e por que essa prática é uma tendência mundial!

O que é home office? Por que ele é uma tendência?

Traduzindo ao pé da letra, o home office significa escritório em casa. No entanto, não necessariamente a pessoa trabalhará em sua residência. A expressão está ligada a uma metodologia de trabalho na qual um profissional pode realizar parte ou todo o seu trabalho de maneira remota. Ou seja, não precisa estar presente na empresa para poder desempenhar as suas funções.

Essa metodologia de trabalho tem crescido devido à globalização da economia, terceirização de serviços, entre outros fatores. Consequentemente, a tendência é que cada vez mais empresas adotem um modelo híbrido de atuação (unindo home office e atuação presencial), a fim de trazer resultados mais satisfatórios de negócio.

Isso acontece devido a diversos fatores. Algumas empresas acreditam que um profissional consegue ser mais focado quando está trabalhando em casa, por exemplo, o que acontece especialmente em grandes cidades, pois, muitas vezes, os colaboradores precisam se deslocar por horas até chegarem ao seu destino.

Como implementar o home office na empresa?

Antes de investir nessa modalidade de trabalho, é preciso fazer toda uma estruturação da empresa para que os colaboradores possam atuar de maneira produtiva, mesmo a distância. Algumas práticas são imprescindíveis, como apresentaremos a seguir!

Ofereça uma boa infraestrutura de TI

A empresa precisa de uma boa infraestrutura de TI para poder adotar o home office. Como o trabalho será feito a distância, é necessário que a equipe alocada de maneira remota possa executar as suas tarefas com qualidade e agilidade.

Além disso, é necessário que haja um suporte caso algo dê errado pelo caminho. Quanto melhor a tecnologia empregada, mais facilidade a empresa terá para implementar o home office. Vale lembrar, ainda, que uma boa infraestrutura de TI também é responsável por garantir a segurança da informação.

Estabeleça metas e analise os resultados

Assim como no trabalho realizado dentro da empresa, o profissional precisa ter acesso a metas para atuar de maneira remota. É essencial que a organização deixe claros os seus objetivos e que o colaborador saiba o que precisa fazer diariamente para cumpri-los.

Além de estabelecer metas, é de suma importância que a empresa analise constantemente os resultados por meio de indicadores de desempenho. Só assim ela poderá ter controle sobre o que está sendo feito e se o impacto dessa metodologia de trabalho é, de fato, positivo.

Faça o controle de ponto

Essa é uma das práticas de controle mais importantes quando se trata de home office. Além de oferecer uma boa infraestrutura de TI e estabelecer metas que serão analisadas continuamente, é preciso saber se o profissional remoto realmente está trabalhando.

Para isso, a solução de controle de ponto é essencial. Hoje, existem tecnologias capazes de dar esse suporte — o trabalho não tem de ser medido por hora trabalhada, podendo ser calculado por tarefa etc. No entanto, é necessário que o colaborador esteja disponível, por exemplo, para possíveis contatos com a empresa. Portanto, é necessário ter um horário estabelecido para essa disponibilidade.

Quais os benefícios trazidos pelo home office para as empresas?

As empresas têm muito mais a ganhar com o home office do que você imagina. A seguir, mostraremos alguns dos benefícios que podem ser obtidos com a implementação dessa metodologia de trabalho.

Melhores contratações

Encontrar profissionais totalmente alinhados às necessidades de uma empresa é difícil quando se tem uma limitação geográfica. Nem todas as pessoas vivem nas grandes cidades ou nas regiões em que as empresas estão localizadas. Com o home office, você tem a possibilidade de encontrar talentos, mesmo que distantes, gerando maior competitividade para a empresa.

Além disso, devido à quebra dessa barreira, é muito mais fácil manter um profissional do que no modelo tradicional. Como não precisará se deslocar, contando ainda com a flexibilidade, a motivação dele aumentará, ajudando, assim, no processo de retenção.

Aumento da produtividade

Ao contrário do que muitas organizações acreditam, o home office não oferece risco à produtividade, a não ser que ele seja mal implementado. Aliás, muitos profissionais conseguem ter uma melhora significativa trabalhando dessa forma.

Além da qualidade de vida, por não precisar enfrentar horas de trânsito ou ter que acordar muito cedo para pegar transporte público, os colaboradores terão maior conforto ao trabalhar em casa.

Consequentemente, isso contribui para a criatividade e produtividade, afinal, a empresa mostra a sua confiança no trabalho remoto e na capacidade de um colaborador de realizar suas tarefas dessa maneira, ajudando tanto no engajamento das pessoas quanto nos objetivos organizacionais.

Redução de custos

O home office permite às organizações fazer uma boa economia de recursos, em vários aspectos. Por exemplo, a empresa pode economizar com transporte de colaboradores até a sede, eliminar gastos com refeições e reduzir drasticamente os custos de sua operação.

Sobre esse último ponto, o empreendimento não precisará manter um espaço comercial maior para comportar todos os colaboradores e, consequentemente, reduzirá gastos com água, luz, equipamentos e outros. Assim, ela poderá investir em pontos mais estratégicos, o que significa aumento na lucratividade.

Com o avanço tecnológico e a ajuda de uma série de ferramentas de comunicação e gerenciamento de equipes, o home office vem se tornando um modelo de trabalho mais comum. No entanto, para conseguir obter todas as vantagens, como redução de custos e maior produtividade, é preciso aplicar a metodologia corretamente, começando pela estruturação da empresa.

Outro aspecto valioso é fazer a correta gestão da equipe externa — lembrando que, para fazer isso com eficácia, é preciso unir organização, tecnologias e uma forte política organizacional!

Registradores de Ponto para empresasPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário