Outros

Registro de ponto por QR Code: entenda o que é, as vantagens e como funciona5 min read

2 de março de 2023

Com a crescente digitalização das empresas, a tecnologia QR Code tem ganhado cada vez mais espaço dentro dessas instituições, dando alternativas para diversas atividades no que se refere a rotina de trabalho dos colaboradores. E o registro de ponto não é exceção. Afinal, O QR é um código que pode ser lido rapidamente por um dispositivo móvel e que, por isso, permite um registro eficiente e seguro da entrada e saída de funcionários.

Neste artigo, você vai entender o que é o QR Code, como funciona o registro de ponto por esse método, conhecer as suas vantagens em relação a outras opções de controle de ponto e descobrir como essa tecnologia funciona na prática. Acompanhe agora e saiba como melhorar a gestão do tempo e produtividade da sua equipe!

O que é QR Code

O QR Code é um tipo de código de barras que você provavelmente já viu em algum lugar, seja em uma embalagem de produto, em um cardápio de um restaurante ou em um ingresso de evento. Ele é como um código secreto que contém informações importantes que podem ser lidas pelo seu celular ou tablet, usando uma câmera e um aplicativo específico.

Basicamente, o QR Code é uma forma prática e rápida de acessar informações sem precisar digitá-las manualmente.

Esse código, por ser multifuncional, tem se tornado uma tecnologia fundamental para gestão de pessoas de uma empresa, dando a elas a possibilidade de controlar o ponto de seus funcionários com um monitoramento preciso do que cada um está fazendo.

Abaixo, explicaremos como.

O que é o registro de ponto por QR Code

O registro de ponto por QR Code é uma tecnologia que permite aos funcionários registrarem sua entrada e saída do trabalho de forma mais dinâmica, utilizando um código digital  único para cada colaborador, que pode ser lido pela câmera de uma celular ou tablet.

Com essa tecnologia, os colaboradores podem fazer esse registro, sem precisar de um ponto físico ou de um sistema de registro de ponto complicado para terem mais facilidade de trabalho.

Os gestores, por sua vez, podem acessar os dados de controle de ponto de forma rápida e precisa, facilitando a gestão de pessoas da empresa.

O que diz a legislação sobre o registro de ponto por QR Code

Não há, na legislação trabalhista, um artigo ou parágrafo que especifique regras acerca do registro de ponto por QR Code. Isso acontece, pois, o registro por esse método é apenas mais uma variação do controle de ponto online, seguindo, portanto, as mesmas regras estabelecidas pela portaria 671, que determina que:

  • A adoção do sistema de ponto online precisa ser prevista em convenção coletiva ou acordo coletivo;
  • O empregador deve estar presente no local de trabalho;
  • O sistema deve identificar o empregador e o colaborador e permitir a extração e impressão das informações de maneira fiel e inalterável;
  • Não é permitido restringir a marcação de ponto, fazer marcação automática de horários ou exigir autorização para horas extras;
  • Não é permitido alterar ou excluir os registros feitos pelos colaboradores.

Vantagens do ponto por QR 

Em relação aos outros registros de ponto, o registro feito por QR Code oferece diversas vantagens capazes de revolucionar a maneira como os seus colaboradores realizam essa atividade dentro da sua empresa.

A primeira delas é praticidade e agilidade, já que o registro de ponto por QR Code oferece dinamismo na hora do registro. Isso acontece, pois basta que os funcionários escaneiem um código com o celular ou outros aparelhos smart para o sistema fazer o registro automaticamente. Isso economiza tempo e evita filas no momento de bater o ponto.

Outra vantagem é a redução de custos, afinal, com o uso do QRCode não é necessário investir em equipamentos de registro de ponto, como relógios ou catracas. Além disso, por ser uma ferramenta que funciona de forma digital, há a redução, também, do uso de papel e custo de impressão e manutenção.

A integração com sistemas de gestão também um diferencial dessa forma de registro, já que o ponto por QR Code oferece integração direta com os sistemas de gestão de recursos humanos, o que permite que as informações de ponto sejam facilmente exportadas para a folha de pagamento.

Com o registro de ponto por QR Code é possível, ainda, fazer o monitoramento da jornada de trabalho dos funcionários e identificar possíveis irregularidades de trabalho, como atrasos ou faltas.

Além do que foi mencionado acima, o uso do QR Code, também, aumenta a segurança do registro de ponto, uma vez que cada código é único e não pode ser facilmente falsificado. Ademais, muitas soluções de ponto por QR Code oferecem recursos de segurança adicionais, como autenticação em duas etapas e criptografia dos dados.

Pois é! São várias as vantagens do uso de QR Code para registro de ponto.  Abaixo, iremos explicar como funciona o registro de ponto por QR Code da RWTech para que você possa ficar a par do que oferecemos.

Registro de ponto por QRCode da RWTech

O registro de ponto por QRCode da RWTech funciona de maneira simples e eficiente com o software de registro de ponto EZPoint Mobile.

Primeiro, a equipe de Recursos Humanos irá disponibilizar um código QR Code gerado pelo EZPoint Web e centralizar em um ponto da empresa. Depois, os colaboradores, com o uso de seus respectivos smartphones e com aplicativo do EZPoint Mobile, podem bater o ponto apontando a câmera de seus celulares para a imagem.

Este modelo de registro de ponto é uma excelente ferramenta para empresas que buscam integridade e gestão eficiente da jornada de trabalho dos colaboradores. Com ele, o colaborador tem acesso fácil aos dados relativos ao seu banco de horas, horas trabalhadas, extras e faltas, fomentando o incentivo de transparência entre a empresa e os funcionários.

Para o gestor, há o auxílio de gestão de pessoas e aumenta a eficiência do RH na gestão de jornada de horas dos colaboradores.

Entre em contato conosco e saiba mais. Estamos prontos para auxiliá-lo e sanar todas as suas dúvidas!

 

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply