Controle de Acesso, E-Social

ENTENDA COMO GARANTIR SEGURANÇA NO CONTROLE DE ACESSO EM ESCOLAS6 min read

9 de julho de 2019

Você sabia que um dos principais critérios decisivos na hora dos pais escolher uma instituição de ensino para o filho é a segurança? Afinal, diariamente, ouvimos notícias de sequestros, assaltos e ataques em todos os ambientes (inclusive no escolar). Por isso, ter um bom controle de acesso em escolas é fundamental para garantir a integridade e a segurança de todos.

Então, investir em medidas preventivas é uma ótima alternativa para evitar desastres, tragédias e intempéries. A notícia boa é que, atualmente, existem diversas maneiras para controlar o acesso nas escolas. Uma delas é a catraca: sistema de barreira na entrada da escola em que o acesso é liberado somente por meio da leitura da digital (cartão magnético, senha ou outros).

Vamos conferir como a catraca ajuda a garantir a segurança no controle de acesso em escolas? Venha conosco que ensinaremos tudo sobre o assunto!

Promove a restrição à entrada da escola

Como vimos anteriormente, a catraca tem a função principal de barrar a entrada de todos os indivíduos. Assim, quando a pessoa chega à escola, precisa apresentar seu cartão na catraca (ou biometria), na qual, imediatamente, o software vai reconhecer o documento e liberar (ou barrar) o acesso.

Além disso, ela tem a grande vantagem de operar também em modo off-line. Dessa forma, você não precisa se preocupar se cair a rede em algum momento e barrar a entrada de todos os estudantes no início ou no final das aulas.

Controla a frequência de todos os alunos

Sabe aquela velha história de “eu esqueci de responder a chamada”, “o professor pegou no meu pé e me deu falta” ou “fui ao banheiro na hora da chamada”? Ao investir nas catracas, isso não acontece mais.

Isso porque o sistema controla (de forma totalmente automática) a frequência dos alunos. Portanto, o professor não perde mais tempo fazendo chamadas, otimizando ainda mais o ensino e garantindo mais produtividade nas aulas.

Outra excelente vantagem é que os dados dos alunos (bem como horário de entrada e saída) são facilmente integrados ao portal do aluno no site da instituição. Assim, os pais e responsáveis têm acesso ao momento exato que eles entraram e saíram da escola.

Além disso, existem sistemas de catracas mais avançadas que emitem uma notificação (pelo aplicativo, e-mail, SMS ou outros) sempre que o aluno registrar sua entrada ou saída — dessa maneira, os pais se sentem mais seguros por saber onde seu filho está.

Permite somente a entrada de pessoas autorizadas

Ao controlar a portaria da escola, tenha a certeza de que não há como pessoas não autorizadas entrarem naquele local. Assim, somente alunos, professores e funcionários podem transitar dentro da instituição de ensino.

Isso evita que desconhecidos e pessoas estranhas ou mal-intencionadas frequentem a escola. Isso não significa que visitantes não devem entrar e conhecer a escola: eles podem, sim! No entanto, eles têm acesso somente às áreas comuns, tais como: secretaria, diretoria ou tesouraria.

Caso seja necessário cadastrar um fornecedor que realizará algum reparo na escola, isso é permitido por meio da atualização no banco de dados. Assim, a escola exige um documento com foto para fazer um cadastro e a autorização temporária daquela pessoa (o acesso é liberado somente no horário em que foi combinado com o mesmo).

Registra todos os dados dos alunos no controle de acesso em escolas

Como vimos anteriormente, o professor não precisa perder tempo no início e no final da aula realizando a chamada. Tampouco é necessário lançar o registro nos diários de frequência.

Isso acontece porque o sistema capta a entrada e a saída do aluno automaticamente. Além disso, outra grande vantagem é que o sistema permite criar relatórios inteligentes.

Por exemplo, você pode emitir um relatório com dados, metas, estatísticas e histórico de frequência. Assim, os professores têm mais argumentos na hora de conversar com os pais e responsáveis, apresentando os reais motivos pelos quais as crianças estão indo mal na escola — claro, quando o motivo for diretamente relacionado a atrasos e faltas.

Além disso, essa atitude promove uma parceria muito maior entre escola e família. Isso acontece porque os pais e responsáveis têm a certeza de que a instituição está zelando pela proteção e integridade do seu filho — afinal, basta entrar no portal da escola para conferir que o filho está naquele ambiente naquele exato momento.

Diminui as constantes interrupções nas salas de aula

Interromper as aulas, seja por qual for o motivo, é prejudicial tanto para os alunos (que ficam sem compreender a totalidade da matéria) quanto para o professor (que se prepara e se preocupa em criar uma aula interessante, preenchendo todo o período com conteúdo de valor).

No entanto, sabemos que, no dia a dia escolar, há diversas interrupções nas salas de aula, principalmente de pais que querem uma atenção especial para resolver algum caso.

Por exemplo, imagine que um pai entra na escola para pagar a mensalidade na tesouraria e lembra que tem que tirar uma dúvida com o professor. Então, imediatamente, após pagar a mensalidade, ele vai até a sala de aula para discutir o problema. Veja bem: ele não tem a intenção de prejudicar a turma e a aula, no entanto, isso acontece!

Com o controle de acesso em escolas via catraca, esse tipo de situação desagradável não acontece, pois o visitante recebe um cartão para circular somente nas áreas em comum da escola, ou seja, ele não tem acesso direto às salas de aula.

Dessa maneira, o professor ministra sua aula sem interrupções, fazendo com que o aprendizado seja muito mais eficaz. Afinal, a turma está 100% concentrada e, assim, o professor garante um ensino de qualidade.

Garantir a segurança no controle de acesso em escolas é muito importante para qualquer tipo de instituição de ensino. Com ela, é possível promover a restrição à entrada, controlar a frequência dos alunos, registrar os seus dados, proporcionar mais segurança para os alunos e para a escola e, ainda, diminuir as interrupções.

Neste post, você aprendeu como garantir a segurança no controle de acesso em escolas por meio de catracas inteligentes. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para conferir outro artigo relacionado ao mesmo assunto! Leia agora mesmo: tecnologia no controle de acesso: como isso aumenta a segurança

Ficou interessado? Contate-nos através do formulário abaixo:

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply