Controle de Ponto

Tipos de controle de ponto: Qual é o melhor para sua empresa?5 min read

13 de dezembro de 2019

Controlar o ponto dos funcionários é imprescindível para que uma empresa funcione de maneira correta e evite uma série de problemas decorrentes do não cumprimento de determinadas leis trabalhistas, como o parágrafo 2º, do artigo 74 da CLT. Entretanto, não há leis especificas que determinem como este controle deve ser feito – uma boa notícia, já que desta forma você pode escolher a opção que melhor se adapte ao seu tipo de trabalho e à sua empresa.

Mas afinal, você sabe qual é o melhor tipo de controle de ponto para a sua empresa? Se isso ainda é uma dúvida, continue lendo nosso texto de hoje. Vamos descrever sobre os principais tipos de controle de ponto e ajudá-lo a realizar a melhor escolha para beneficiar o seu negócio. Confira agora!

Tipos de controle de ponto

Existem variadas formas de controlar os horários de entrada, saída, almoço e pausas de seus funcionários. Algumas são definitivamente mais rápidas e eficientes do que outras, mas a escolha pode variar de acordo com as preferências e o ambiente de trabalho de cada empresa. Vamos abordar de forma mais aprofundada sobre cada uma dessas formas, para que você possa decidir qual é a melhor alternativa para o seu negócio. Os tipos de controle de ponto existentes no mercado atualmente são:

  • Por cartão
  • Livro de ponto
  • Por digital
  • Online

Por cartão

O registro feito por cartão é um dos mais tradicionais métodos de controle de ponto, e foi utilizado em diversas empresas no Brasil  durante muito tempo, dando origem à expressão “bater cartão”. Trata-se de um simples acessório, como um crachá da empresa, provido de um chip identificador do funcionário, que realiza o registro quando aproximado à máquina de controle de ponto. Essas informações são enviadas diretamente para o sistema do RH da empresa, através do relógio interno da máquina.

Livro de ponto

Esta é a maneira mais antiga de se realizar o controle de ponto da empresa, e também a mais onerosa. Os funcionários são responsáveis por anotar seu horário de entrada, saída, almoço e até mesmo as pausas em um livro de registro de ponto. Trata-se de um sistema amplamente suscetível à fraudes, e que também gera grande sobrecarga de trabalho para o RH, já que cada minuto trabalhado deve ser calculado para que a empresa saiba exatamente o que pagar e o que descontar de cada funcionário. Devido a estas condições, é muito raro vermos empresas adotando esse tipo de controle de ponto atualmente, embora ele ainda exista, sobretudo em situações de emergência.

Por digital

Este é certamente o meio mais popular de registro de ponto nos dias atuais, devido à eficácia, segurança e facilidade do sistema, que consiste simplesmente em cadastrar a digital do funcionário na máquina e posteriormente registrar todos os horários necessários. Estas máquinas de controle de ponto por digital também oferecem opções por senha ou mesmo por cartão magnético. Desta forma, mesmo que haja algum tipo de problema com o registro da digital, existem alternativas que a empresa pode utilizar até que o problema seja resolvido.

Online

O controle de ponto online ainda não é o mais convencional, mas vem ganhando cada vez mais adeptos com o avanço do tempo e da tecnologia. Trata-se de um sistema que controla de forma online e em tempo real o horário de início de trabalho, fim de expediente, horário de almoço, entre todas as outras entradas e saídas dos funcionários da empresa. Hoje em dia, tem sido muito utilizado por empresas que possibilitam que seus funcionários façam trabalhos em casa, ou ainda pelo quadro de funcionários externos de determinados negócios. É certamente uma forma inovadora e que, com o tempo, ganhará mais adeptos.

Citamos aqui ótimos exemplos para que você entenda como estes sistemas operam dentro de uma empresa. A RWTECH produz diversos tipos de soluções para controle de ponto que contam com as mais seguras e eficazes tecnologias que apresentamos, para que você possa realizar o registro de entradas e saídas de funcionário do seu negócio. Confira todos os nossos produtos!

Qual é o melhor para sua empresa?

Depois de conhecer os tipos de controle de ponto, fica mais fácil entender qual é o mais indicado para a sua empresa. Se você possui um negócio pequeno, por exemplo, não há motivos para desenvolver crachás apenas para o registro de entradas e saídas. Neste caso, o controle feito por digital ou mesmo o online podem ser ótimas e simples opções.

Já quando tratamos de grandes empresas, ou negócios que exigem uma identificação por diversas outras razões, é interessante apresentarmos também uma alternativa à digital, como o controle de ponto feito por cartão. O mais interessante é que é possível ter mais de um desses tipos de controle de ponto em sua empresa, em apenas uma máquina.

A RWTECH, por exemplo, possui alguns exemplos em seu portfólio, como o BIOPROX – C V2, que permite a utilização até mesmo de senhas para identificar a entrada ou saída dos funcionários da empresa. É um tipo de liberdade interessante , que pode inclusive melhorar a relação dos colaboradores com a empresa.

A escolha do tipo de controle de ponto que melhor atenda à sua empresa é uma decisão que exige muito cuidado e conhecimento sobre os diversos os tipos, indicações e funcionamento de cada sistema. Não vamos nos esquecer que problemas com controle de ponto são uma das principais causas de processos trabalhistas e isso é algo que você com certeza deseja evitar. Portanto, tome o tempo que for necessário para pensar em como isso pode ser implementado em seu negócio, e lembre-se de utilizar os produtos da RWTECH, que trabalha há mais de 18 anos para que o mercado corporativo possa estar mais organizado, facilitando a vida de empregadores e trabalhadores.

Quer saber mais?

Entre em contato com nossos especialistas.






    You Might Also Like

    No Comments

    Leave a Reply