Controle de Ponto

Controle de ponto: Evite a principal razão de processos trabalhistas5 min read

11 de dezembro de 2019

Abrir um negócio e fazer com que ele alcance o sucesso não é uma tarefa fácil, e exige que diversos desafios sejam enfrentados para que se obtenha a tão sonhada estabilidade. Manter uma empresa prosperando demanda que todos os setores internos estejam em perfeita sintonia e que a conduta de seus funcionários se enquadrem às leis vigentes, para que executem seguramente suas funções pré-estabelecidas.

E para que isso tudo funcione, é necessário que simples exigências, como o controle de ponto, sejam realmente levadas a sério. Você sabia que esta é a principal causa dos processos trabalhistas? Hoje vamos falar um pouco mais sobre como evitar que isso ocorra e fazer com que todos os seus funcionários tenham suas entradas e saídas registradas da maneira correta. Leia o texto até o fim e confira!

O que é controle de ponto?

Controle de ponto, também chamado de controle de assiduidade, é um tipo de mecanismo que possibilita que a empresa tenha o registro sobre todos os horários de entrada e saída do funcionário da empresa. Isso significa que o funcionário deve marcar o horário em que começa a trabalhar, sua hora de almoço, sua hora de saída e qualquer pausa que fizer do trabalho.

É dessa forma que se faz o controle da jornada de trabalho de qualquer funcionário, facilitando o registro de informações para o empregador acerca do desconto por horas trabalhadas a menos ou ainda a respeito do pagamento de horas extras, por exemplo.

Existem diversos tipos de controle de ponto e diversas formas de realizar essa tarefa. É importante ressaltar que, independente desta escolha, todo registro deve ser obrigatoriamente realizado.

Por que o controle de ponto é tão importante?

Primeiramente, é importante entender que o controle de ponto é algo previsto em lei. O artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que qualquer estabelecimento comercial que possua mais de 10 funcionários deve necessariamente anotar todos os horários de entrada e saída dessas pessoas. Este registro pode ser feito de diversas maneiras. Há algum tempo atrás, o registro manual ou mesmo o mecânico eram os mais utilizados. No entanto, cada vez mais as empresas vêm adotando o registro eletrônico, que não só facilita as tarefas do setor de recursos humanos, como também agiliza todos esses processos para os funcionários.

Além disso, há alguns pontos sobre a importância do controle de ponto que precisamos ressaltar. É esse tipo de registro que garante que muitos direitos do trabalhador sejam assegurados, como a tolerância por atraso ou mesmo as horas extras que ele trabalhou dentro de um determinado mês. O mesmo vale para a empresa, que tem seus direitos de descontar horas atrasadas de seus funcionários ou mesmo faltas. É um sistema que organiza a jornada de trabalho e é benéfico para todos os lados. E exatamente por isso é tão importante.

Por que o controle de ponto é a principal razão de processos trabalhistas?

Um processo trabalhista normalmente ocorre quando um funcionário processa a empresa. Apesar de serem muito comuns, eles também servem de alerta, pois uma empresa pode estar cometendo um erro ou agindo fora da lei mesmo sem saber. Ainda que não seja a intenção, um grande prejuízo pode ser gerado. Portanto, é necessário sempre ficar atento às principais razões que levam a esse tipo de processo.

Quando uma empresa não registra corretamente a jornada de trabalho dos seus funcionários, ela não está agindo conforme a lei e, portanto, torna-se passível de ser processada e perder a causa. Existem muitos casos, por exemplo, em que o relógio de ponto da empresa sofre algum dano e esse registro fica mais difícil de ser realizado. Porém, mesmo em situações como estas, é necessário trocá-lo por um registro manual, por exemplo. Dessa maneira, a empresa ainda está agindo conforme a lei – que permite qualquer tipo de registro – e pode lançar mão de outras alternativas até que o relógio de ponto seja consertado.

Mas para evitar esse tipo de transtorno, é importante adquirir relógios de ponto de qualidade e que possuem a garantia de segurança e excelentes recursos. É dessa maneira que os produtos da RWTECH têm conquistado cada vez mais clientes desde o ano 2000, através de seu profissionalismo e de sua dedicação ao trabalho.

Além do não pagamento de horas extras e problemas com o relógio de ponto, outras causas comuns de processos trabalhistas são: pagamentos de valores adicionais por insalubridade, cobranças de verbas rescisórias e recolhimento do FGTS. Tratam-se de situações mais fáceis de serem evitadas, exatamente porque é possível exercer um controle maior sobre esse tipo de ação. Isso corrobora ainda mais com a ideia de que o controle de ponto é imprescindível para a empresa, e bem como para os funcionários.

Qual tipo de controle de ponto usar em sua empresa?

Como já dissemos anteriormente, existem diversos tipos de controle de ponto, sejam eles mecânicos, manuais ou digitais. Quando tratamos de relógios de ponto digitais especificamente, também falamos de possibilidades mais abrangentes, porque existem muitas formas de registrar um funcionário digitalmente.

Algumas das formas mais comuns são: através de um cartão magnético que identifica cada funcionário, através de senhas ou mesmo através da impressão digital do funcionário. Cabe à empresa decidir qual é a melhor forma para o seu ambiente de trabalho e como essa relação com o registro funciona em seu dia a dia. 

Conseguiu entender por que o controle de ponto é tão importante para uma empresa? É uma conduta obrigatória bastante simples, e de grande relevância para que o seu negócio esteja em dia com todas as obrigações de registros de horários de entrada e saída de seus funcionários. Com este controle, você certamente estará no caminho certo em direção ao sucesso e à estabilidade da sua empresa.

Registradores de Ponto para empresas

Quer saber mais?

Entre em contato com nossos especialistas.






    You Might Also Like

    No Comments

    Leave a Reply