Sem categoria

Aplicativo para controle de ponto: o segredo para registrar jornadas externas

novembro 27, 2019
Tempo de leitura 6 min

Fazer a gestão do controle de ponto para colaboradores internos é algo muito simples. No entanto, muitas empresas têm dificuldades de controlar a jornada quando se trata de um trabalhador externo. Por isso, uma alternativa que resolve facilmente essa questão é o investimento em um aplicativo para controle de ponto.

Isso porque é importante ressaltar que o colaborador trabalhando externamente não exclui a exigência do controle de jornada por parte da empresa. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) entende que “trabalhador externo” é quando a pessoa exerce as suas atividades fora da empresa (seja em uma filial, seja em casa, seja até mesmo no trânsito).

Vamos aprender mais sobre essa temática e conferir como funciona o aplicativo para controle de ponto externo? Continue a leitura e saiba mais!

Veja quais são as principais dificuldades para acompanhar a jornada externa

Primeiramente, precisamos conversar sobre as principais dificuldades que as empresas têm ao fazer o controle de colaboradores externos. Afinal, se eles não estão presentes “fisicamente” dentro da empresa, como saber se estão cumprindo a sua carga horária conforme deveriam?

Por isso, vamos analisar algumas situações a seguir!

Ter acesso limitado às informações

Quando a empresa confia em uma tabela no Excel ou até mesmo em um ponto manual, dá ao colaborador a liberdade para escolher o que vai escrever. No entanto, a empresa fica limitada ao acesso de informações.

Afinal, não há como comprovar, de fato, que o colaborador está cumprindo a sua carga horária, tampouco avaliar em tempo real se está tudo sob controle. Por exemplo, imagine que um caminhoneiro precisa controlar a sua carga horária anotando em uma folha de papel o seu horário.

Certamente, por não ter nenhuma “obrigação”, ele pode deixar de anotar por um ou dois dias. Quando ele for anotar os horários, as chances de ele escrever algo errado são enormes.

Além disso, a empresa não tem acesso em tempo real sobre essa carga horária. Assim, não dá para saber se ele está (ou não) cumprindo com a legislação.

Garantir que o trabalhador não vai “burlar” os dados

Outro detalhe importante é que o colaborador pode escrever o que bem entender. Claro que não queremos pensar no pior ou imaginar que você tenha um colaborador que não seja tão honesto. No entanto, é preciso considerar que ele pode anotar o que bem entender.

Afinal, não há nenhum tipo de controle: a sua palavra é a única que vale. Portanto, por exemplo, se ele disser que fez cinco horas extras, a sua empresa precisa pagar sem contestar.

Mensurar os custos com a mão de obra

Se a sua empresa não investe em um aplicativo para controle de ponto, certamente não há como mensurar os custos de mão de obra, você concorda?

Isso porque não há como acompanhar qual é o gasto de combustível, o reembolso de quilômetros rodados, o salário e outros. Então, podemos afirmar que não há uma gestão estratégica e isso faz com que a sua empresa perca dinheiro!

É essencial saber qual é o valor gasto com cada visita externa para ter uma análise ampla sobre todas as operações. Por isso, é preciso investir em um controle de jornada automatizado.

Analise os principais benefícios de investir em um aplicativo para controle de ponto

Se você investir em um aplicativo para controle de ponto, saiba que diversos problemas podem ser evitados, inclusive processos trabalhistas. Afinal, é uma ótima maneira para controlar a jornada de trabalho de colaboradores externos e ainda garantir que a sua empresa cumpra com a legislação.

Dessa maneira, essa opção se mostra benéfica tanto para a empresa quanto para o colaborador. Veja quais são os principais benefícios:

  • promover toda a gestão de colaboradores externos;
  • possuir todas as funcionalidades de um controle de ponto padrão;
  • ter controle das horas trabalhadas;
  • comprovar horas extras;
  • ter uma visão estratégica sobre todos os processos da sua empresa;
  • controlar a logística;
  • avaliar se os custos são compatíveis com os seus gastos; e
  • muito mais!

Entenda mais sobre o aplicativo para controle de ponto

Agora que você aprendeu por que investir em um aplicativo para o controle de ponto, bem como os seus benefícios, vamos conhecer mais sobre ele?

Uma das opções mais interessantes que você pode encontrar é o EzPoint Mobile, aplicativo desenvolvido pela RWTECH — empresa que está há mais de 19 anos no mercado oferecendo soluções tecnológicas e inovadoras para o controle de ponto e acesso.

Como funciona: você faz o download do aplicativo no smartphone do colaborador e basta que ele registre o ponto com apenas alguns cliques.

Veja agora quais são as principais características do EzPoint Mobile!

Aplicativo compatível com Android e iOS

O aplicativo é compatível tanto com o Android e iOS. Dessa maneira, não é preciso comprar um aparelho específico para que o colaborador faça a gestão do ponto. Basta ter um celular e pronto! Viu? Ele promove praticidade e segurança no controle da jornada de trabalho.

Layout intuitivo

Se você está pensando que o colaborador não aprenderá como mexer no sistema, fique tranquilo! O layout é muito simples e intuitivo, assim, ele não terá nenhuma dificuldade em registrar o seu ponto.

Geolocalização

Um dos grandes benefícios do EzPoint Mobile é que ele permite que o gestor saiba a localização exata do colaborador no momento do registro do ponto.

Além disso, o sistema mostra quais foram os locais visitados pelo colaborador. Dessa maneira, torna mais fácil e dinâmico o cálculo da distância percorrida. Outro detalhe é que ele envia automaticamente e-mails com relatórios diários — tornando o controle da gestão ainda mais estratégico.

Ah! O aplicativo mostra no mapa uma marcação com a localização do colaborador em tempo real.

Apuração das horas mesmo off-line

Muitas pessoas pensam que, para investir em um aplicativo para controle de ponto, é necessário ter internet no local em que o colaborador está. No entanto, o aplicativo da RWTECH não precisa de conexão online.

Ele permite fazer o registro das horas mesmo estando off-line. Portanto, é uma solução de ponto mobile segura, dinâmica e muito eficaz.

Investir em um aplicativo para controle de ponto é uma alternativa muito interessante para as empresas que precisam de mais eficácia na hora de controlar a jornada de trabalho externa. Por isso, é essencial investir em um app que seja fácil de usar, mostre a geolocalização e permita relatórios inteligentes para o planejamento estratégico da empresa.

Neste post, você conferiu informações importantes sobre o aplicativo para controle de ponto. Interessou-se pelo assunto? Então, vamos trocar uma ideia agora mesmo?

Sem comentários

Deixe um comentário