Controle de Acesso

Veja as 6 principais vantagens do controle de acesso

julho 4, 2019
Benefícios dos controle de acesso
Tempo de leitura 6 min

Qualquer empresa precisa ter controle sobre alguns aspectos. Orçamento, vendas e desempenho dos colaboradores são facilmente lembrados. Mas será que o estabelecimento tem tido atenção com quem entra e sai do prédio ou escritório? A verdade é que há várias vantagens do controle de acesso, mas muitos negócios ainda não as conhecem.

Ao explorar os benefícios de uma solução do tipo, você consegue entender por que essa alternativa só cresce. Inclusive, é um jeito de apresentar uma opção que ajuda o empreendimento de forma surpreendente e que faz a diferença.

Para ficar por dentro do que esse recurso tem a oferecer, decidimos trazer os 6 maiores pontos positivos. Quer matar a curiosidade? Continue a leitura!

1. Melhoria do controle de horas extras

Uma das grandes dificuldades de qualquer negócio é a verificação das horas extras. Sem saber quanto tempo cada pessoa passou a mais no trabalho, os problemas logo aparecem. A boa notícia é que uma das vantagens do controle de acesso é, justamente, simplificar o processo. Vamos explicar!

Imagine que um estabelecimento conta com uma catraca eletrônica, que só é liberada com o uso de cartão. Quando um profissional passa por ela, há um registro do horário no relógio de ponto, certo? Então, ao comparar os períodos de entrada e de saída, dá para descobrir quanto tempo durou a jornada em cada dia. Se, normalmente, ela for de 8 horas e a pessoa tiver ficado 9 horas no trabalho, foi feita 1 hora extra. Simples, não?

Isso é muito importante porque ajuda a montar o banco de horas ou definir os valores que devem ser pagos. Então, é uma forma de economizar, já que não há o risco de o negócio errar e pagar a mais, por exemplo.

Além de tudo, é algo que evita problemas do ponto de vista da justiça. Sem a compensação certa pelas horas extras, os colaboradores podem entrar com processos trabalhistas. Logo, é melhor ter tudo em dia, certo?

2. Garantia de localização dos colaboradores

Para obter as vantagens do controle de acesso, é essencial que todas as entradas do empreendimento sejam protegidas. O que isso significa? Que não deve existir nenhuma forma de chegar à empresa sem passar por uma área de identificação.

Um dos benefícios de ter um projeto do tipo é que fica fácil saber onde está cada pessoa autorizada. Assim que um cartão é posicionado na catraca e o acesso é liberado, o sistema consegue identificar o ponto exato em que a operação foi feita.

Podemos dizer que isso é muito útil para reconhecer a localização de cada um, o que é essencial para empresas de grande porte. Pense em uma fábrica, com dezenas de setores e centenas de colaboradores. Com esse recurso, dá para saber em qual “ala” ou ponto cada pessoa está, o que favorece a comunicação e o encontro de quem for necessário em determinado momento.

3. Elevação da segurança interna

Outra entre as vantagens do controle de acesso é que essa solução impede a entrada de pessoas não autorizadas. Somente os profissionais aprovados conseguem ultrapassar a catraca eletrônica e explorar a área. Na prática, é imprescindível para aumentar a segurança interna.

É um jeito eficiente de prevenir a entrada de pessoas não autorizadas, como as que já foram demitidas e amigos ou parentes de colaboradores. Também é um meio de impedir, é claro, o acesso de quem não está bem-intencionado. Isso é importante porque evita furtos, assaltos, constrangimentos e muitas outras situações do tipo. Inclusive, é uma maneira de proteger os colaboradores e de deixá-los mais motivados e tranquilos.

4. Redução dos custos com vigilância

Também podemos dizer que recorrer a essa solução é uma excelente forma de diminuir os gastos referentes à vigilância e segurança física. É claro que esses cuidados não devem ser ignorados, mas o controle de acesso é de grande valia.

Com a certeza de que somente pessoas autorizadas entrarão nas dependências, dá para reduzir a necessidade quanto aos profissionais de segurança ou de equipamentos de vigilância, por exemplo. Com o contato reforçado nos pontos de entrada, já é possível conquistar um bom resultado.

Mais que economia, é algo que oferece uma boa distribuição de recursos e investimentos. Ninguém deixa de ficar totalmente protegido e, para melhorar, não há desperdícios financeiros.

5. Reforço da proteção de dados

As informações são valiosas para qualquer empreendimento, e nós sabemos disso. Afinal, basta uma “visita” inadequada para que a concorrência coloque as mãos em uma ferramenta poderosa contra o negócio. Sem condições de deixar isso acontecer, certo?

Uma das vantagens do controle de acesso tem a ver, exatamente, com essa proteção. Como somente pessoas selecionadas podem entrar na empresa, há menos riscos de invasões. Além disso, dá para criar permissões específicas para certos locais, como áreas e salas. Assim, não há vazamento de dados.

Além de tudo, todas as informações são armazenadas em um ambiente digital. Com isso, é possível garantir que os dados estejam sempre disponíveis e sem riscos de alterações. Na hora de conferir a jornada de trabalho de uma equipe, não há dúvidas sobre os valores apresentados.

6. Otimização das análises de informações

Essa ferramenta de controle não serve apenas para limitar o acesso a pessoas autorizadas. Como visto, também ajuda a ter visibilidade sobre as horas extras e o valor devido pelo empreendimento.

Para melhorar, não podemos desconsiderar a importância de verificar os dados corretamente. O fato de o registro ser digital descomplica a realização de análises diversas, pois tudo fica centralizado. Em um só local, dá para ver todos os horários de entradas e saídas dos colaboradores e outros aspectos, como o ponto de entrada.

É diferente de armazenar em planilhas espalhadas ou, pior ainda, no papel. Essas ferramentas impedem cruzar dados e não deixam que as informações sejam encontradas facilmente. Já a tecnologia permite conhecer índices de absenteísmo, profissionais que têm chegado atrasados e pontos preferenciais de entrada. A partir disso, a tomada de decisão fica mais fácil.

O melhor jeito de explorar esse potencial de análise da tecnologia é escolher a ferramenta correta. A RWTECH oferece soluções físicas e de software, o que garante total integração. Também trazemos distintos tipos de tecnologia, o que gera adaptação às diferentes necessidades do negócio. Com suporte e grande retorno do investimento, dá para alcançar resultados otimizados.

Ao conhecer as vantagens do controle de acesso que apresentamos, você consegue entender por que essa ferramenta é tão importante. Com a escolha de soluções adequadas, o resultado é muito satisfatório e garante um excelente retorno para o empreendimento.

Se quiser adquirir os melhores recursos, confira as alternativas oferecidas pela RWTECH!

Catraca e Controlador de acesso, para aumentar a segurança no acessoPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Juliana outubro 28, 2019 at 1:52 pm

    Justo o que eu procurava sobre catraca eletronica. Obrigada!

  • Deixe um comentário