Controle de Ponto, Departamento Pessoal

CONTROLE DE PONTO PARA PLANTONISTAS: COMO FUNCIONA E COMO FAZER?6 min read

30 de outubro de 2019

O Controle de ponto para plantonistas de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e a Constituição Federal, existem regras que determinam os tipos de jornada de trabalho. Assim, ter um bom controle de ponto para plantão é essencial para ter a certeza de que a carga horária exercida pelo profissional não seja excedida. Dessa forma, ter um bom relógio de ponto eletrônico é uma ótima alternativa.

Afinal, colaboradores que trabalham como plantonistas têm uma carga horária diferenciada. Por isso, ter a certeza de que eles estão cumprindo a sua jornada de trabalho corretamente é fundamental tanto para garantir a qualidade do que fazem quanto para evitar processos trabalhistas.

Se você também tem dúvidas sobre o controle de ponto para plantão, não se preocupe! Leia o nosso post completo e entenda mais sobre o assunto!

Saiba quais são os plantões mais utilizados

Existem diversos tipos de plantões que são utilizados por todas as empresas. Continue a leitura e veja quais são as principais!

Escala 5×1

A escala 5×1 é quando o plantonista trabalha por 5 dias consecutivos e folga um, tendo direito a um domingo de folga mensal. Sendo assim, como a Constituição Federal impõe que o trabalhador não pode ultrapassar 8 horas diárias e 44 horas semanais, os colaboradores que mantêm a escala 5×1 têm uma jornada de 7 horas e 20 minutos diários.

Escala 5×2

Quando o plantonista trabalha na escala 5×2 significa que a cada 5 dias trabalhados, ele tem direito a dois dias de folga (consecutivos ou não). Portanto, ele tem uma jornada de 44 horas semanais divididas em 5 dias da semana — ou seja, 8 horas e 48 minutos por dia.

Escala 4×2

Na escala 4×2, o plantonista trabalha por 4 dias consecutivos com 2 dias de folga em turnos de 11 horas. Dessa maneira, considerando um mês com 30 dias, significa que o plantonista exerce a sua função durante 20 dias e folga 10. Portanto, ele trabalhou por 220 horas no mês, sendo remunerado com 30 horas extras.

Escala 6×1

O plantonista que trabalha na escala 6×1 exerce a sua função por 6 dias e tem uma folga. Se ele trabalhar no final de semana, a empresa ainda precisa conceder um domingo de folga a cada 7 semanas (no máximo).

Também vale ressaltar que as jornadas de trabalho nos domingos e feriados (que não são compensadas) precisam ser pagas em dobro.

Escala 12×36

jornada de trabalho 12×36 é quando o plantonista trabalha por 12 horas e tem 36 de descanso. Ele tem uma hora de intervalo para refeição e não tem direito a hora extra durante essa carga horária.

Escala 18×36

Na escala 18×36, o plantonista trabalha 18 horas e folga por 36. Por exemplo: ele entra em uma quarta-feira das 8 às 20 horas e o seu próximo dia de trabalho é somente na sexta-feira, nesse mesmo horário.

Escala 24×48

O plantonista que trabalha na escala de 24×48 tem direito a 48 horas de descanso por trabalhar por 24 horas. Essa carga horária é muito comum para plantonistas médicos, vigilantes, motoristas e policiais.

Por exemplo, o colaborador trabalha das 8 horas até às 8 horas do dia seguinte (de terça para quarta-feira). Assim, ele só retorna ao seu trabalho às 8 horas da sexta-feira.

Entenda como funcionam os feriados nas escalas de trabalho acima

Se acontecer de cair um feriado em um dia de escala, o funcionário não tem direito de faltar ao trabalho. No entanto, ele recebe os benefícios de hora extra ou compensação de horas (havendo outro dia de folga na mesma semana). Portanto, varia de acordo com o contrato de trabalho.

Veja qual é a importância de contar com a tecnologia para o controle de ponto para plantão

Sabemos que todas as empresas que têm mais de 10 colaboradores precisam ter um controle de ponto, certo? Afinal, é preciso comprovar a carga horária do plantonista por diversos motivos:

  • manter a jornada de trabalho organizada;
  • conferir se ele está cumprindo a sua carga horária;
  • evitar complicações legais e processos trabalhistas;
  • servir como prova quando necessário;
  • controlar as horas extras, adicional noturno, férias e muito mais.

Dessa maneira, é essencial contar com a ajuda das novas tecnologias e saber como escolher o controle de ponto ideal para a sua empresa. Isso porque, além de garantir a gestão adequada, você ainda otimiza o tempo dos profissionais de Recursos Humanos — que não precisam quebrar a cabeça fazendo diversos cálculos.

Um bom exemplo é o Ezpoint Mobile: um aplicativo para o registro de funcionários externos. Além das principais funcionalidades que um controle de ponto oferece, como calcular o número de horas trabalhadas, horas extras, banco de horas, faltas e atrasos, ele permite que o plantonista registre o seu horário mesmo não estando dentro da empresa naquele momento.

O interessante é que o Ezpoint Mobile mostra a hora e a localização que o colaborador estava no exato momento em que registrou o ponto (por meio da tecnologia de geolocalização). Além disso, mesmo que o colaborador não tenha acesso à internet no momento, não tem problema. Afinal, o aplicativo funciona também no modo off-line.

O aplicativo é ideal para plantonistas externos (tais como motoristas, vendedores, operários, empregadas domésticas). Outra grande vantagem é que ele permite emitir relatórios inteligentes para análise estratégica. Dessa maneira, permite que você tenha uma visão ampla sobre a carga horária de todos os seus colaboradores.

Além disso, você pode experimentar gratuitamente o aplicativo antes de fechar um contrato com a empresa. Dessa maneira, você tem a certeza de que é a melhor alternativa para realizar o controle de ponto para plantão na sua empresa. Você também pode começar com um plano mais simples e depois adquirir uma versão mais completa, com mais funcionalidades.

Investir em um ótimo controle de ponto para plantão é essencial para a sua empresa ter um bom registro e controlar a carga horária do seu colaborador. Isso porque o plantonista trabalha com um horário diferenciado, portanto, ter um controle da sua jornada é fundamental para evitar problemas futuros, tais como processos trabalhistas, e garantir a qualidade do seu trabalho.

Neste post, você conferiu como funciona o controle de ponto para plantão. Você se interessou pelo assunto? Ficou curioso para conhecer mais sobre as melhores alternativas de ponto para a sua empresa? Então, precisa conhecer agora mesmo o Ezpoint Mobile! Acesse o nosso site agora mesmo e aprenda mais sobre essa solução incrível para a sua empresa!

Ficou interessado? Contate-nos através do formulário abaixo:

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply