Controle de Acesso, Departamento Pessoal

Como administrar o registro de ponto para professores5 min read

30 de janeiro de 2023

A gestão de controle de ponto dos professores é, ainda, um desafio encontrado em diversas escolas, sejam elas particulares ou públicas. Afinal, neste setor, a jornada de trabalho é totalmente diferente de um colaborador de uma empresa comum, demandando atenção extra às escalas desses profissionais.

Diferente de um funcionário de uma corporação com horário para entrar, almoçar e sair, por exemplo, o profissional da educação trabalha em diferentes turnos, às vezes com janelas entre horários e, até mesmo, em mais do que um local. Por isso, a necessidade de atenção quanto a essa jornada, afinal, ela é uma das mais complexas dentre todos os setores.

Para entender, portanto, como facilitar esse controle, de maneira a contribuir com a gestão administrativa escolar, preparamos este artigo para sanar as suas dúvidas quanto ao assunto. Confira!

Professores precisam bater ponto?

Sim! Segundo o artigo 74 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), todos os estabelecimentos com mais de 20 funcionários devem realizar a marcação de entrada e saída dos colaboradores. Assim, se a sua escola tem esse número de funcionários ou mais, ela é obrigada a oferecer o registro de ponto no estabelecimento.

Porém, mesmo que a legislação pontue esse número específico, é recomendado que escolas com menos pessoas também adquiram o registro de ponto para uma gestão mais organizada e transparente.

Além disso, sabendo que as escalas de trabalho dos professores são muito flexíveis, é importante incentivar o registro de ponto para um melhor controle de aulas dadas, evitando problemas e erros com a remuneração de cada um. Afinal, são diversos educadores, diversas matérias e, portanto, uma maior facilidade de erros na folha de pagamento.

Até hoje, é possível encontrar escolas do Estado de São Paulo, por exemplo, que passam por dificuldade para realizarem esse controle, pois ainda utilizam métodos manuais para realizarem esses registros. No tópico a seguir discorremos mais sobre isso e a maneira ideal de evitar esses erros.

Acompanhe!

Livros pontos e escolas

O livro ponto é, ainda, o preferido dentro das diversas instituições de ensino do país. Afinal, essa metodologia de registro foi a primeira a existir e, consequentemente, a mais aderida em espaços de educação.

Porém, com as novas tecnologias, novas formas de registro de ponto foram surgindo, fazendo com o caderno de ponto ficasse obsoleto. Entretanto, a maioria dessas instituições de ensino não se adaptaram a essas novas ferramentas, mantendo esses cadernos ponto. O problema, aqui, é que pela falta de adaptação, o trabalho da gestão administrativa escolar continua funcionando de maneira manual, fazendo com erros persistam, a cada ano que passa. Dentre eles:

  • esquecimento da assinatura dos professores e demais funcionários no livro;
  • fraudes de assinaturas;
  • rasuras;
  • filas que resultam em atrasos;
  • erros constantes na folha de pagamento;
  • e desperdício de folhas.

Com isso pautado, fica evidente que o livro ponto não é mais a melhor solução para escolas, sendo um dos métodos mais passíveis de processos trabalhistas.

Como, então, fazer esse controle de uma forma mais eficiente?

Como citado acima, hoje existem diversas ferramentas, mais tecnológicas e modernas,  que são capazes de controlar o ponto dos professores de maneira mais hábil.

Uma delas, por exemplo, é o relógio de ponto digital biométrico. Esse sistema, bastante comum e popularizado, é capaz de fazer o registro de ponto dos funcionários sem que haja a necessidade de cartão ou senha, sendo, assim, uma alternativa eficaz em relação ao controle de ponto manual.

O equipamento, que fica fixado na escola, faz o registro de ponto dos funcionários através da biometria, dando mais agilidade e segurança para os professores.

Além dessa opção, é possível, ainda, utilizar o aplicativo para registro de ponto, esse que dá mais mobilidade para a jornada do professor que, como já vimos, é versátil. Com ele, é possível que cada docente consiga registrar os seus horários direito dos seus aparelhos móveis, os deixando a par, por notificações, dessa obrigação.

Deste modo, para sair do tradicional e enfim conseguir realizar e controlar registros com mais eficiência, fica a dica, aqui, dessas duas possibilidades.

Como fazer a transição do ponto manual para o digital?

Para haver uma melhor aceitação dos funcionários quanto ao registro de ponto digital, é importante que a gestão administrativa da escola se empenhe em conversar e treinar com os professores essas novas tecnologias. Afinal, na maioria das vezes, dentro desses locais, os educadores são mais velhos e mais resistentes a novidades.

Para isso, é importante que a direção, com apoio dos coordenadores e assistentes tecnológicos escolares, se empenhem e tenham paciência para uma transição tranquila e que não gere desentendimentos.

A boa notícia é o que o sistema da RWTech também oferece treinamentos, tanto para a administração quanto para os funcionários, para que ninguém fique perdido com as novas ferramentas.

Legal, né?

Abaixo, listaremos mais algumas funcionalidades do sistema de ponto da nossa empresa para que você fique a par de todas as vantagens que podemos oferecer para a sua comunidade escolar.

Vantagens do sistema RWTECH:

  • registro de ponto automatizado com biometria;
  • sistema próprio para gestão de pessoas com dados e escalas de cada professor;
  • facilidade para adicionar dispensas, licenças, férias, feriados e pontos facultativos;
  • cálculo de horas exato para uma folha de pagamento sem erros;
  • relatórios de frequência;
  • e muito mais!

Gostou? Para saber mais, é só entrar em contato com a gente pelo formulário abaixo para te auxiliarmos com essa nova mudança na sua escola!

    Quer saber mais?

    Entre em contato com nossos especialistas.






      You Might Also Like

      No Comments

      Leave a Reply