Controle de Acesso, Controle de Ponto

Relógio de Ponto- RJ3 min read

2 de maio de 2020
Relogio de ponto RJ

A cidade do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole brasileira, tornou-se um grande centro comercial e empresarial do país, abrigando milhares de empresas e trabalhadores. Neste cenário, muito se discute acerca dos aspectos de gestão dessas organizações, como o registro da jornada de trabalho. Em função dos diversos questionamentos e dúvidas sobre o tema, hoje vamos falar sobre relógios de ponto no Rio de Janeiro. Quer saber mais sobre o assunto? Confira agora!

O que é um Relógio de Ponto?

Um relógio de ponto é uma forma simples e eficiente de gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa, registrando todos os seus horários de entrada, saída, almoços e intervalos.

Apesar de constituir uma obrigatoriedade legal no Brasil para toda empresa com mais de 10 funcionários, segundo o artigo 79 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), um relógio de ponto também traz diversos benefícios para a empresa. Podemos citar por exemplo o controle mais seguro sobre descontos e pagamentos de ausências e horas extras, o registro de relatórios para análises de produtividade, e a consequente consolidação de um relacionamento harmonioso entre a empresa e o colaborador.

Tipos de Relógio de Ponto

É importante entender que existem vários tipos de controle de ponto, e cada um deles oferece benefícios diferentes para a empresa. Veja abaixo:

  • Livro de Ponto
  • Relógio de Ponto por Cartão
  • Relógio de Ponto por Biometria
  • Aplicativo de Ponto Online

Livro de Ponto

Possivelmente a forma mais básica de se registrar a jornada de trabalho. Trata-se de um simples livro onde o funcionário anota seus horários de chegada, saída e intervalos. Porém, em virtude da sua grande vulnerabilidade a erros e fraudes, o livro de ponto gerava pouca confiabilidade aos gestores e colaboradores, sendo substituído por tecnologias mais seguras e avançadas com o passar do tempo.

Relógio de Ponto por Cartão

O relógio de ponto por cartão de aproximação foi uma destas revoluções proporcionadas pelo avanço da tecnologia. Neste método, basta que o funcionário aproxime seu cartão para realizar o registro de cada um dos seus horários. Este equipamento está interligado a um software para gerenciamento dos pontos registrados na empresa, e ainda é amplamente utilizado nos dias atuais, porém possui determinadas limitações que podem implicar no seu viés de confiabilidade, como a perda do cartão, por exemplo.

Relógio de Ponto por Biometria

Neste equipamento, há uma leitura dos dados biométricos do indivíduo, bastanto que o funcionário insira sua digital para ser identificado. Portanto, elimina-se as possíveis intercorrências relacionadas à perda do cartão, bem como as chances de fraude. O relógio de ponto por biometria também interliga-se a um software para controle de ponto, gerenciado pelo setor de recursos humanos da organização. Este sistema é um grande aliado e facilitador para a empresa, permitindo a gestão da jornada de trabalho dos funcionários com segurança e precisão. É possível verificar o banco de horas, monitorar horas extras, aplicar descontos e pagamentos, consultar ausências e diversos outros relatórios.

Aplicativo de Ponto Online

O aplicativo para controle de ponto online é certamente a tecnologia mais recente e inovadora de toda a lista. Isso porque este registro pode ser feito remotamente e através de diversos dispositivos, como um smartphone, um tablet ou um notebook. Esse tipo de controle de ponto surgiu para suprir as necessidades trazidas pelas jornadas externas, bem como atender às novas modalidades de trabalho, como o home office.

Onde comprar os melhores relógios de ponto no Rio de Janeiro?

Gostou de saber mais sobre relógios de ponto no Rio de Janeiro? Então conheça a RWTECH, que atua desde o ano 2000 auxiliando a gestão da jornada de trabalho da sua empresa. Entre em nosso site e confira tudo que podemos oferecer!

Quer saber mais?

Entre em contato com nossos especialistas.






    You Might Also Like

    No Comments

    Leave a Reply